Águia-careca se torna oficialmente a ave nacional dos Estados Unidos

Biden assinou legislação na véspera do Natal

Por Lara Barth

Pixabay
Águia-careca

A águia-careca é um símbolo emblemático da América. Presente nas moedas, cédulas, no Grande Selo e inspiradora de esforços de conservação que ajudaram a espécie a se recuperar da beira da extinção, a águia foi proclamada o símbolo nacional há mais de 240 anos, mas nunca tinha sido oficialmente designada como a ave nacional do país — até agora.

Na véspera de Natal, o presidente Biden assinou a legislação que torna a águia-careca a ave nacional oficial dos Estados Unidos.

"Durante quase 250 anos, chamamos a águia-careca de ave nacional, mas ela não era oficialmente reconhecida", afirmou Jack Davis, co-presidente da Iniciativa Nacional de Aves do Centro Nacional da Águia, em um comunicado. "Agora o título é oficial, e nenhuma ave é mais merecedora."

O caminho da Haliaeetus leucocephalus — nome científico da águia-careca, famosa pela cabeça branca e bico amarelo em cima do corpo marrom — foi longo. Nativa dos EUA, a população da ave diminuiu drasticamente devido à perda de habitat e de presas. Mas foi o uso do pesticida DDT que levou a águia quase à extinção no século XX. Quando as aves comiam peixes contaminados pelo veneno, seus ovos apresentavam cascas fracas, o que impedia a incubação e a sobrevivência dos filhotes. Em 1963, restavam apenas 417 pares de águias em nidificação, segundo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

O DDT foi banido em 1972, e, alguns anos depois, a águia-careca foi classificada como espécie em perigo de extinção. Nas décadas seguintes, as populações se recuperaram. Em 2007, havia quase 10.000 pares de águias em nidificação, e a espécie foi removida da lista de ameaçadas.

Hoje, o número de águias-carecas nos EUA chega a centenas de milhares. Recentemente, elas têm encantado observadores de aves no coração de Nova York, e câmeras instaladas em locais como o Arboreto Nacional em Washington, D.C., U.S. Steel na Pensilvânia e no Vale Big Bear na Califórnia, transmitem imagens das águias para o público.

A legislação que declara a águia-careca como a ave nacional dos EUA foi liderada pelos legisladores de Minnesota, estado que, segundo a senadora Amy Klobuchar, abriga uma das maiores populações de águias-carecas do país.

Fonte: CBS