O clube automotivo AAA prevê que mais de 119 milhões de pessoas viajarão ao menos 80 quilômetros de suas casas entre sábado e o Dia de Ano Novo, o que superaria o recorde anterior de 2019. Os dois finais de semana ao redor do Natal deverão ser os momentos mais movimentados nas estradas e aeroportos.
A associação Airlines for America também prevê números recordes, estimando que as companhias aéreas dos EUA transportem 54 milhões de passageiros durante um período de 19 dias, de quinta-feira até segunda-feira, 6 de janeiro. Esse número representaria um aumento de 6% em relação ao ano passado.
Embora um possível fechamento do governo, que pode ocorrer já neste sábado, não deva afetar imediatamente os voos e operações nos aeroportos, o impacto pode ser maior se o fechamento se arrastar por mais tempo.
As companhias aéreas esperam ter os dias mais movimentados na sexta-feira, no domingo e nos dias 26, 27 e 29 de dezembro. O tráfego de voos será mais tranquilo no Natal e no Ano Novo. O dia de menor tráfego aéreo deste ano foi o Dia de Ação de Graças.
A Administração de Segurança no Transporte (TSA) espera fazer a triagem de 40 milhões de passageiros durante as festas de fim de ano até 2 de janeiro.
Cerca de 90% dos americanos que viajarão longas distâncias durante as festas de fim de ano devem ir de carro, segundo a AAA.
A empresa de dados de transporte INRIX afirma que os tempos de viagem nas rodovias podem ser até 30% mais longos do que o normal durante as festas, com o domingo sendo o dia de maior tráfego. Boston, Nova York, Seattle e Washington, D.C. estão entre as áreas metropolitanas mais propensas a ter atrasos significativos.
Este será o primeiro feriado desde a implementação de uma nova regra do Departamento de Transportes, que exige que as companhias aéreas ofereçam um reembolso em dinheiro automático para voos cancelados ou significativamente atrasados. Antes, os passageiros precisavam solicitar o reembolso.
Fonte: WSVN