Dois homens foram presos no sábado (14) à noite em Boston por uma "operação de drone perigosa", segundo a polícia local.
Robert Duffy, 42 anos, de Charlestown, e Jeremy Folcik, de 32 anos, de Bridgewater, foram detidos na Long Island, no Porto de Boston. Ambos foram acusados de invasão de propriedade. Outras multas ou acusações podem ser adicionadas, de acordo com a polícia de Boston.
De acordo com a polícia, um policial avistou um Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS) voando próximo ao Aeroporto Logan. O policial conseguiu rastrear a localização do drone, sua altitude, o histórico de voo e localizar o operador na Long Island.
Como os drones estavam perto do espaço aéreo do Aeroporto Logan, a polícia de Boston trabalhou com o Departamento de Segurança Interna, a Polícia Estadual de Massachusetts, a Força-Tarefa Conjunta de Terrorismo, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) e o Controle de Tráfego Aéreo do Aeroporto Logan para investigar o caso.
Três pessoas foram encontradas dentro do Long Island Health Campus, que não está mais em funcionamento. Quando a polícia chegou, um dos suspeitos fugiu. Duffy e Folcik foram detidos. Os policiais afirmaram ter encontrado um drone dentro da mochila de Duffy. Acredita-se que o terceiro suspeito fugiu da área em um pequeno barco.
Duffy e Folcik devem comparecer ao tribunal do distrito de Dorchester nesta segunda-feira (16).
A polícia de Boston lembrou ao público que os operadores de drones recreativos devem seguir as diretrizes da FAA. Drones não podem ser voados sobre pessoas ou veículos, e os operadores devem seguir as restrições de espaço aéreo.
"O impacto de um pequeno drone atingido por um avião a jato a 320 km/h pode gerar milhares de quilos de força", disse o piloto de linha aérea Patrick Smith. "Embora seja improvável que um drone pequeno derrube um avião grande, é possível, e certamente existe o risco de danos de milhões de dólares."
Na noite de quinta-feira (12), avistamentos de drones foram reportados por cerca de 30 minutos na região de Cape Cod. Pessoas relataram ter visto drones com luzes piscantes vermelhas, verdes e azuis.
O chefe de polícia de Harwich, Kevin Considine, comentou sobre a dificuldade das autoridades locais em monitorar avistamentos de drones. "Eles são difíceis de gerenciar, e por isso a primeira coisa que fizemos foi submeter nosso relatório aos nossos parceiros locais do governo federal e da polícia estadual para que possam investigar", disse Considine.
Diversos outros relatos de drones foram feitos em Massachusetts, recentemente de Marshfield, Natick e Tewksbury. "Estamos monitorando a situação de perto, e a polícia estadual está trabalhando com parceiros locais e federais, preparados para apoiar as autoridades federais responsáveis pelo espaço aéreo", afirmou a governadora de Massachusetts, Maura Healey.
Drones em Nova Jersey
Nos últimos dias, avistamentos misteriosos de drones também foram reportados no céu de Nova Jersey. O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, enviou uma carta ao presidente Joe Biden, pedindo mais apoio do governo federal. Murphy afirmou que os avistamentos estão gerando mais perguntas do que respostas, e que a população "merece informações mais concretas".
Fonte: CBS