Um senador do estado de New Jersey está pedindo a declaração de um "estado de emergência limitado" devido aos drones misteriosos que têm sido avistados sobrevoando o estado nas últimas semanas.
"O Estado de New Jersey deve declarar um estado de emergência limitado, proibindo todos os drones até que o público receba uma explicação sobre esses múltiplos avistamentos", disse o senador republicano Jon Bramnick em um comunicado na terça-feira.
O pedido foi feito após uma série de avistamentos de drones relatados em várias partes de New Jersey. Os drones são maiores do que os típicos usados por entusiastas, afirmaram autoridades e testemunhas.
A origem e o motivo desses drones permanecem desconhecidos, enquanto investigadores locais, estaduais e federais continuam a investigar o caso.
O Picatinny Arsenal, uma instalação militar de pesquisa e produção no condado de Morris, em New Jersey, relatou 11 avistamentos confirmados por oficiais de polícia ou seguranças desde 13 de novembro.
"Embora a origem e a causa desses drones operando em nossa área ainda sejam desconhecidas, podemos confirmar que eles não são resultado de atividades relacionadas ao Picatinny Arsenal", afirmou o comandante do Picatinny Arsenal, tenente-coronel Craig Bonham II, em um comunicado.
Um porta-voz do FBI afirmou que a agência está "fazendo todo o possível para descobrir o que está acontecendo". "O público pode continuar ligando para nossa linha 800 ou enviar informações online; estamos investigando todas as pistas substanciais que recebemos", disse o porta-voz.
As autoridades locais têm poderes limitados para lidar com a atividade dos drones, e sua autoridade é reativa, e não proativa, segundo um alto funcionário dos EUA.
Os prefeitos de 21 cidades de New Jersey enviaram uma carta ao governador Phil Murphy exigindo uma ação sobre os drones misteriosos.
Michael Melham, prefeito de Belleville, New Jersey, postou no Facebook na noite de segunda-feira (9) que haverá uma reunião exclusiva para prefeitos de New Jersey na quarta-feira (11), com a Polícia Estadual de New Jersey e o Escritório de Segurança Interna e Preparação de New Jersey, para discutir os drones.
Os drones têm gerado preocupações devido à sua proximidade com uma instalação militar e o campo de golfe Bedminster, do presidente eleito Donald Trump.
Fonte: ABC