Autoridades federais dos EUA estão alertando a população a não consumir os pepinos recolhidos, assim como saladas e wraps que possam conter o produto, em meio a uma investigação sobre um surto de salmonella que afetou pelo menos 68 pessoas em 19 estados dos Estados Unidos e levou 18 delas ao hospital.
Três empresas realizaram o recolhimento de pepinos cultivados pela Agrotato, S.A. de C.V., de Sonora, México, e vendidos por importadoras entre 12 de outubro e 26 de novembro, de acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA).
Empresas envolvidas no recolhimento:
- SunFed Produce
- Baloian Farms of Arizona Co.
- Russ Davis Wholesale
Essas empresas retiraram os pepinos do mercado nos últimos dias, e a Russ Davis Wholesale também fez o recolhimento de vários produtos que continham pepinos, como saladas prontas para consumo e wraps, conforme informou a FDA.
Os pepinos recolhidos foram vendidos nos seguintes estados:
Alasca, Arkansas, Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut, Flórida, Idaho, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Dakota do Norte, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Dakota do Sul, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Washington, Wisconsin e Wyoming.
Consumidores devem verificar seus refrigeradores e freezers em busca dos pepinos recolhidos das marcas SunFed Produce, Baloian Farms e Russ Davis. Os pepinos podem ter um adesivo com a marca "SunFed Mexico" ou estar embalados em sacos plásticos transparentes da marca PamPak contendo seis pepinos individuais, com o código de produto universal 8 2540107010 6, informou a FDA.
Produtos afetados pelo recall:
- Salada de Jardim Crazy Fresh com Molho Ranch
- Salada de Jardim Quick & Easy com Molho Ranch
- Wrap de Peru com Havarti Crazy Fresh
- Wrap de Bacon e Abacate Quick & Easy
- Wrap de Bacon e Abacate Crazy Fresh
- Salada de Jardim Kowalski's Market
Quem comprou pepinos inteiros e frescos (também chamados de pepinos "american/slicer") após o dia 12 de outubro e não tem certeza de sua origem, deve perguntar ao vendedor se o produto faz parte do recall ou, se necessário, descartá-los.
A maioria das pessoas infectadas pela salmonella apresenta diarreia, febre e cólicas abdominais. Os sintomas geralmente começam entre 6 horas e 6 dias após o consumo do alimento contaminado, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Embora a maioria se recupere sem tratamento em até uma semana, algumas pessoas, especialmente crianças e idosos, podem desenvolver doenças mais graves, que exigem tratamento médico ou hospitalização.
Fonte: CBS