Homem é preso por planejar sequestrar ‘menininho’ em Fort Lauderdale, dizem autoridades federais

O homem foi detido em Chicago antes de embarcar em trem em direção a Miami

Por Lara Barth

Homem foi detido em Chicago antes de embarcar em trem em direção a Miami

Autoridades federais prenderam um homem na Estação Union de Chicago no final de semana, enquanto ele tentava embarcar em um trem da Amtrak com destino a Miami, anunciaram na terça-feira (19). Os investigadores afirmaram que ele havia levado brinquedos e braçadeiras (zip ties) enquanto se dirigia para o sul da Flórida para sequestrar um menino de uma escola particular de Fort Lauderdale, com a intenção de pedir um resgate de $100.000.

Devontay Shields, de 35 anos, de Danville, Illinois, enfrenta a acusação de tentativa de sequestro. Os promotores federais disseram que ele foi preso como parte de uma operação disfarçada.

"Shields comunicou seus planos a indivíduos que, sem o conhecimento de Shields, estavam cooperando com a polícia", disse um comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

As autoridades afirmaram que, no dia 11 de novembro, uma "fonte de informação" das Investigações de Segurança Interna entrou em contato com agentes especiais para informar que Shields queria se encontrar com seu amigo, um homem identificado na queixa criminal como "réu federal cooperante", que se declarou culpado no Distrito Sul da Flórida por duas acusações de viajar com a intenção de cometer atos sexuais ilícitos com um menor.

Os investigadores disseram que ele já havia escolhido uma escola particular da qual pretendia sequestrar "um menino pequeno". A escola não foi identificada na queixa; uma captura de tela redigida mostra Shields supostamente enviando ao informante uma captura de tela da página de matrícula da escola.

"Tudo o que temos que fazer é pegar uma das crianças e (manter) elas, mas tem que ser uma criança menor porque podemos convencê-las com doces e brinquedos quando as pegarmos na escola", disseram os agentes federais, citando um texto de Shields para o informante.

As autoridades disseram que Shields continuou, anexando a captura de tela da página de matrícula, "vai ser mais fácil controlá-las, todos os pais são ricos lá, eu te enviei o que eles pagam por cada criança, irmão, precisamos disso."

O informante e Shields viajaram de Danville, Illinois, para a área de Chicago no dia seguinte para se encontrar com o réu cooperante, segundo a queixa.

Agentes disseram que o informante e o réu cooperante concordaram em usar um microfone oculto enquanto se encontravam com Shields para discutir o plano dentro do veículo do informante, estacionado em frente ao hotel deles em Harvey, Illinois.

A queixa afirma que Shields começou a descrever o "golpe" para o réu cooperante e disse: "Eu vou pegar um menininho", estimando que levaria de três a quatro dias para conseguir o resgate.

Shields mais tarde discutiu a compra de suprimentos, disseram as autoridades, e foi a uma loja Target em Homewood, Illinois, comprar dois brinquedos.

Segundo a queixa, Shields perguntou a um funcionário da Target "onde estavam as armas". O informante perguntou por que ele precisava disso e Shields respondeu: "para que a criança soubesse que eu tenho uma", de acordo com as autoridades.

As autoridades disseram que, na quarta-feira, Shields e o informante foram a uma loja de artigos esportivos em Hammond, Indiana, comprar uma pistola de pressão, e na sexta-feira, foram a uma AutoZone em Chicago para comprar braçadeiras (zip ties), dizendo ao informante que planejava pegar "um menino aleatório."

Pouco antes das 16h de sábado, agentes disseram que Shields reservou um quarto de hotel e um carro alugado no sul da Flórida e comprou dois bilhetes para um trem da Amtrak com partida para Miami naquela noite.

"Assim que eu chegar, vou direto para isso", disse ele ao informante, segundo a queixa. "Estou tentando garantir que eu ouça isso na TV antes da noite."

Às 18h20, as autoridades pararam Shields antes que ele embarcasse no trem. Eles disseram que ele permitiu que vasculhassem sua bagagem.

"Durante a busca, os oficiais de aplicação da lei encontraram um brinquedo de pelúcia 'Lankybox' (para crianças a partir de 3 anos, segundo a etiqueta), uma figura de ação dos 'Teenage Mutant Ninja Turtles' (para crianças a partir de 4 anos, segundo a etiqueta) e braçadeiras de cabo auto cortantes (zip ties)", escreveram as autoridades na queixa.

As autoridades disseram que Shields alegou que estava indo para Miami "porque nunca havia ido lá antes" e "queria ver como era", afirmando que voltaria no domingo porque tinha uma audiência no tribunal na segunda-feira.

Os investigadores disseram que Shields afirmou "que seu cunhado lhe deu os brinquedos e as braçadeiras hoje no hotel em que estava hospedado" e negou saber de qualquer plano de sequestro.

Shields, após ser detido, foi acusado no Distrito Norte de Illinois. Ele deve ter uma audiência preliminar em um tribunal federal de Chicago no dia 25 de novembro e enfrenta até 20 anos de prisão se for condenado.

Os registros do Bureau Federal de Prisons listam Shields como detido no Metropolitan Correctional Center, em Chicago, uma instalação de detenção federal.

Fonte: Local 10