Biden dá as boas-vindas a Trump durante reunião no Salão Oval

O último encontro presencial dos dois foi no debate de junho, antes de Biden desistir da corrida eleitoral

Por Lara Barth

Biden dá as boas-vindas a Trump durante reunião no Salão Oval

O presidente Biden deu as boas-vindas ao presidente eleito Donald Trump de volta à Casa Branca nesta quarta-feira (13) para uma reunião de quase duas horas como parte do processo de transição da presidência, uma formalidade que Trump não ofereceu ao presidente Biden em 2020.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, chamou a reunião de "substancial" e afirmou que os dois discutiram questões de segurança nacional e política interna, além de Biden ter abordado itens importantes na lista de tarefas do Congresso. No início da reunião, com repórteres presentes apenas por um momento, os dois homens se cumprimentaram.

"Bem, Sr. Presidente eleito e ex-presidente, Donald, parabéns e estamos ansiosos para uma, como dissemos, transição tranquila", disse Biden, sendo o primeiro a falar. Biden garantiu a Trump que sua administração atenderia às necessidades do presidente eleito. "Bem-vindo, bem-vindo de volta."

"Obrigado, e a política é difícil, e, em muitos casos, não é um mundo muito bonito, mas hoje é um mundo bonito, e eu aprecio muito uma transição tão tranquila, vai ser tão tranquila quanto possível", respondeu Trump.

Biden respondeu, "De nada."

Nenhum dos dois respondeu a perguntas feitas pelos repórteres. A reunião começou logo após as 11h (horário da costa leste), depois de Trump ter falado com os republicanos da Câmara. O chefe de gabinete da Casa Branca, Jeff Zients, e a chefe de gabinete designada, Susie Wiles, também estavam presentes na reunião, segundo informou a Casa Branca.

Melania Trump não se encontrará com a primeira-dama Jill Biden, embora as primeiras-damas tradicionalmente se encontrem. Melania Trump se reuniu com Michelle Obama em 2016. O escritório de Jill Biden disse que a primeira-dama entregou ao presidente eleito uma carta manuscrita de felicitações para Melania Trump, expressando a prontidão de sua equipe para ajudar com a transição.

"A Sra. Trump não participará da reunião de hoje na Casa Branca", disse o escritório de Melania Trump em um comunicado. "O retorno de seu marido ao Salão Oval para iniciar o processo de transição é encorajador, e ela deseja-lhe muito sucesso."

A última vez que Trump e Biden se encontraram pessoalmente foi no debate de junho, quando Biden teve dificuldades. Sua campanha depois alegou que ele estava resfriado, mas seu desempenho alarmou os democratas, e ele desistiu da corrida semanas depois — deixando Trump para enfrentar a vice-presidente Kamala Harris nas eleições gerais.

Fonte: CBS