Voo vindo da Flórida para o Haiti é atingido por tiros durante tentativa de pouso
O avião da Spirit Airlines desviou para a República Dominicana
Um voo da Spirit Airlines vindo da Flórida foi atingido por tiros enquanto tentava pousar na capital do Haiti, Porto Príncipe, na segunda-feira (11). O voo foi desviado para a República Dominicana, vizinha do Haiti, informou a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA). Uma comissária de bordo sofreu ferimentos leves durante o incidente.
Outros dois voos com destino ao Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, também foram desviados como precaução, disse a FAA em um comunicado. O aeroporto foi fechado após os disparos, segundo a agência.
Um vídeo postado nas redes sociais parecia mostrar um buraco de bala dentro do avião da Spirit, perto de uma saída na parte traseira da cabine. O vídeo também mostra danos em um compartimento superior acima de uma fileira de assentos. Fotos compartilhadas pelo aeroporto onde o avião pousou na República Dominicana mostram o que parecem ser buracos de bala na parte externa da aeronave.
O voo Spirit Airlines 951 decolou do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, ao norte de Miami, na manhã de segunda-feira, com destino a Porto Príncipe. De acordo com o site de rastreamento de voos Flightradar24, a aeronave sobrevoou partes do Haiti e fez círculos em torno de Porto Príncipe. O Airbus A320 estava a cerca de 550 pés do chão, sobre um bairro, quando começou a subir rapidamente e foi desviado para o Aeroporto Internacional Cibao, em Santiago, na República Dominicana.
O aeroporto informou que 48 passageiros estavam a bordo da aeronave. Em Santiago, o avião foi inspecionado, e danos compatíveis com tiros foram encontrados, informou a companhia aérea.
A Embaixada dos EUA em Porto Príncipe emitiu um alerta de segurança nesta segunda-feira, informando que estava ciente de "esforços liderados por gangues" para bloquear o tráfego para e de Porto Príncipe, incluindo "violência armada e interrupções nas estradas, portos e aeroportos."
"A situação de segurança no Haiti é imprevisível e perigosa", disse a embaixada. "A viagem dentro do Haiti é feita por sua conta e risco. O governo dos EUA não pode garantir sua segurança ao viajar para aeroportos, fronteiras ou durante qualquer viagem subsequente. Você deve considerar sua situação de segurança pessoal antes de viajar para qualquer lugar no Haiti.”
A Spirit informou que o avião envolvido no incidente de segunda-feira foi retirado de serviço. A companhia estava tomando providências para que um outro avião levasse os passageiros e a tripulação de volta a Fort Lauderdale na mesma segunda-feira.
Após o incidente, a Spirit e outras companhias aéreas suspenderam os voos para o Haiti.
A JetBlue informou nesta segunda-feira à noite que descobriu que uma de suas aeronaves também havia sido atingida por tiros.
"O voo 935 da JetBlue, vindo de Porto Príncipe, Haiti, pousou com segurança no Aeroporto JFK, em Nova York. Embora nenhum problema tenha sido inicialmente relatado pela tripulação, uma inspeção pós-voo identificou que a parte externa da aeronave havia sido atingida por uma bala."
A JetBlue cancelou seus voos de e para o Haiti até 2 de dezembro. "Continuaremos monitorando a situação de perto e atualizaremos nossos planos conforme necessário", afirmou a companhia em um comunicado.
A American Airlines anunciou que suspenderia os voos entre Miami e Porto Príncipe até quinta-feira. "Continuaremos monitorando a situação com a segurança e a proteção como prioridades e ajustaremos nossas operações conforme necessário", disse a companhia em um comunicado.
Fonte: CBS