25 macacos fugitivos são capturados na Carolina do Sul, 18 ainda estão soltos
43 macacos escaparam de um laboratório na semana passada após um funcionário esquecer de trancar a porta de seu cercado
Mais da metade dos macacos rhesus que fugiram de um laboratório na Carolina do Sul já foram recuperados.
Até o fim da noite de domingo, 25 dos 43 macacos que escaparam na quarta-feira (6) do Alpha Genesis Primate Research Center em Yemassee haviam sido capturados com sucesso.
Uma equipe de veterinários, que foi chamada para realizar exames de saúde, afirmou que todos os macacos recuperados estão em bom estado de saúde.
No sábado (9), as autoridades de Yemassee informaram que haviam recuperado o primeiro dos macacos fugitivos.
"Ela está bem e comendo um sanduíche de pasta de amendoim e geleia", disse Greg Westergaard, CEO da Alpha Genesis, em um comunicado.
As autoridades de Yemassee relataram que "um número significativo" dos macacos fugitivos foi localizado em uma instalação próxima de onde o animal resgatado foi encontrado e estavam "pulando de um lado para o outro sobre o cercado da instalação".
"A gestão e a equipe da Alpha Genesis estão no local, alimentando e monitorando ativamente os animais, e continuarão esses esforços durante o fim de semana", disseram as autoridades municipais em comunicado.
"Os macacos continuam a interagir com seus companheiros dentro da instalação, o que é um sinal positivo", acrescentaram.
Os animais escaparam quando um novo funcionário do centro Alpha Genesis deixou a porta do cercado aberta, explicou o administrador da cidade de Yemassee, Matthew Garnes, durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira (7) com autoridades locais.
Os macacos são todas fêmeas muito jovens, pesando entre 2,7 e 3,2 quilos, que nunca haviam sido testadas, de acordo com a polícia. Não há ameaça à saúde pública, afirmaram as autoridades.
Os esforços de recuperação continuarão até que todos os macacos sejam capturados, disseram as autoridades, que pediram ao público que ligue para o 911 caso aviste algum dos animais restantes.
"Agradecemos à população pela colaboração em evitar a área e pedimos gentilmente que não usem drones nas proximidades", disseram os policiais.
Fonte: ABC