Uma grande tempestade atravessou o noroeste dos Estados Unidos, atingindo a região com ventos fortes e chuvas, causando interrupções generalizadas de energia e derrubando árvores que mataram pelo menos uma pessoa.
Some pictures from our crews on Mercer Island #wawx pic.twitter.com/HejTkE9qo8
— Eastside Fire & Rescue (@EastsideFire) November 20, 2024
O Centro de Previsão do Tempo emitiu alertas de risco de chuvas excessivas até sexta-feira (22), e avisos de ventos de força de furacão estavam em vigor enquanto o maior rio atmosférico da temporada - um grande fluxo de umidade - que a Califórnia e o Pacífico Noroeste viram até agora, sobrecarregava a região. O sistema de tempestade que começou a atingir a área na terça-feira (19) é considerado um ciclone bomba, que ocorre quando um ciclone se intensifica rapidamente.
Árvores caíram sobre casas e bloquearam ruas em todo o noroeste de Washington. Em Lynnwood, Washington, uma mulher morreu na noite de terça-feira quando uma grande árvore caiu sobre um acampamento de moradores de rua, informou o South County Fire em um comunicado no X (antigo Twitter). Em Seattle, uma árvore caiu sobre um veículo, prendendo temporariamente uma pessoa dentro, informou o Departamento de Bombeiros de Seattle. A agência posteriormente disse que a pessoa estava em condição estável.
Na manhã desta quarta-feira (20) , mais de 600.000 residências em Washington foram reportadas sem energia no PowerOutage.us. Mais de 4.000 ficaram sem energia em Oregon e quase 15.000 na Califórnia. A Puget Sound Energy disse em um comunicado na manhã de quarta-feira que seus quase meio milhão de clientes sem energia devem esperar uma "interrupção de energia de vários dias”.
No norte da Califórnia, foram emitidos alertas de inundação e ventos fortes, com até 20 cm de chuva previstos para algumas áreas da Baía de São Francisco, da Costa Norte e do Vale de Sacramento. De 30 a 40 cm de chuva eram esperados para o extremo norte da Califórnia e o sudoeste do Oregon até sexta-feira, segundo o Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia. Inundações repentinas, deslizamentos de rochas e fluxos de detritos eram esperados.
Foi emitido um alerta de tempestade de inverno para a região norte da Sierra Nevada, acima de 1.065 metros, onde 38 cm de neve poderiam cair em dois dias. Rajadas de vento poderiam ultrapassar os 120 km/h nas áreas montanhosas, informaram os meteorologistas.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de inundação para partes do sudoeste do Oregon até a noite de sexta-feira, enquanto ventos fortes e mares revoltos interromperam uma rota de ferry no noroeste de Washington, entre Port Townsend e Coupeville.
Foi emitido um alerta de nevasca para a maior parte das Cascatas em Washington, incluindo o Parque Nacional Mount Rainier, com até 30 cm de neve e rajadas de vento de até 97 km/h, segundo o Serviço de Meteorologia de Seattle. Viagens através das passagens poderiam ser difíceis, se não impossíveis.
O Centro de Previsão do Tempo afirmou que neve pesada e molhada cairia ao longo das Cascatas e do extremo norte da Califórnia, acumulando até 7,5 cm por hora. Junto com rajadas de vento de até 105 km/h, isso poderia resultar em condições de nevasca e "viagens quase impossíveis nas passagens", afirmou o centro.
Fonte: CBS