Um surto de E. coli causou uma morte e infectou dezenas de pessoas que consumiram cenouras orgânicas embaladas.
Ao todo, 39 pessoas foram infectadas e 15 foram hospitalizadas em 18 estados dos EUA após comerem cenouras orgânicas, vendidas pela Grimmway Farms, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) no domingo.
A Grimmway Farms, localizada em Bakersfield, Califórnia, retirou do mercado os produtos, que incluíam cenouras inteiras e baby orgânicas, vendidas em sacos sob várias marcas, como 365, Cal-Organic, Nature's Promise, O-Organics, Trader Joe's e Wegmans, entre outras.
As cenouras já não estão mais disponíveis nas lojas, mas o CDC alertou os consumidores para verificarem suas geladeiras e freezers, descartando cenouras que se encaixem na descrição. A maioria dos infectados vivem em Nova York, Minnesota e Washington, seguidas por Califórnia e Oregon, embora infecções tenham sido registradas em vários estados do país, segundo o CDC.
Nos últimos meses foram registrados vários surtos de E. coli. Em outubro, mais de 100 clientes do McDonald's ficaram doentes devido a um surto nos EUA relacionado a cebolas fatiadas. No Reino Unido, uma pessoa morreu em junho devido a um surto de E. coli relacionado à alface, que infectou pelo menos 275 pessoas. Em abril, nozes orgânicas causaram infecções por E. coli em 19 estados.
Apesar do número crescente de surtos recentes, especialistas afirmam que o abastecimento de alimentos continua sendo, de forma geral, seguro, embora não tenha havido grandes avanços no controle das infecções causadas pela E. coli.
As cenouras orgânicas baby recolhidas têm datas de validade entre 11 de setembro e 12 de novembro, segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA).
Os sintomas de infecção por E. coli geralmente começam de três a quatro dias após o consumo da bactéria e incluem cólicas estomacais intensas, diarreia (que geralmente é sanguinolenta) e vômitos. Pessoas com sintomas graves de infecção por E. coli devem procurar atendimento médico e informar o profissional de saúde o que comeram, recomendou o CDC.
A bactéria E. coli pode causar infecções graves e, em alguns casos, fatais, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, alertou a FDA.
Fonte: Click Orlando