O FBI informou, na quarta-feira (13), que está buscando a ajuda do público para identificar um suspeito relacionado a três incêndios criminosos em urnas eleitorais no estado de Washington e em Oregon, durante a votação antecipada no mês passado. A agência oferece uma recompensa de até US$ 25.000 por informações que levem à identificação, prisão e condenação do responsável.
O primeiro incidente ocorreu em 8 de outubro, em Vancouver, Washington, quando uma urna de votação foi incendiada entre 3h30 e 4h da manhã, horário local, informou o FBI. Em seguida, em 28 de outubro, urnas em Vancouver e Portland também foram incendiadas entre 2h e 4h da manhã, no horário local. De acordo com as autoridades, centenas de cédulas foram danificadas no incidente em Vancouver após a falha de um sistema de supressão de incêndio.
Em todos os três incidentes, um "dispositivo incendiário improvisado" foi colocado nas urnas de coleta de votos, explicou o FBI.
O incidente em Portland foi registrado por uma câmera de vigilância, incluindo um veículo que, segundo o FBI, era conduzido pelo suspeito responsável pelos crimes.
Em um vídeo de aproximadamente três minutos, divulgado pelo FBI, pode-se ver o veículo parando próximo à urna de votação, localizada na calçada. O motorista parece acender um objeto e passá-lo pela janela do carro, antes de se afastar rapidamente. Quase imediatamente após o carro partir, a urna começa a soltar fumaça e, em seguida, faíscas. Os sistemas de supressão de incêndio impediram danos maiores e protegeram a maior parte das cédulas, conforme informaram os responsáveis pelas eleições.
O FBI descreveu o veículo como um sedã Volvo S-60 de 2003 a 2004, de cor escura, com rodas escuras e interior claro. O carro não tem o logotipo da Volvo na grade frontal, informou a agência.
"Na ocasião dos incidentes de 28 de outubro de 2024, o veículo também exibiu uma placa de licença temporária falsa de Washington na parte traseira e nenhuma placa na frente. A placa, que não está associada a um Volvo, pode não estar mais no veículo", afirmou o FBI.
O motorista foi descrito como um homem branco, de aproximadamente 30 a 40 anos, com cabelo ralo. "Acredita-se que ele tenha alguma experiência com metalurgia e soldagem", disse o FBI.
O dispositivo incendiário usado no primeiro incidente tinha as inscrições "Free Gaza" e "Free Palestine" (Libertem Gaza e Libertem a Palestina), informaram duas fontes que acompanham a investigação. Os dois dispositivos subsequentes traziam apenas o slogan "Free Gaza", de acordo com as mesmas fontes.
Não está claro se essas mensagens refletem a posição de um ativista pró-Palestina ou se foram utilizadas por alguém tentando manipular divisões existentes nos Estados Unidos.
Fonte: ABC