Departamento de Transporte institui novas regras de reembolso para viagens aéreas
Nova política de reembolso já está em vigor
A nova política de reembolso do Departamento de Transporte dos EUA para voos atrasados e cancelados já está em vigor. A nova regra exige o que eles chamam de “reembolsos automáticos” para passageiros em casos de atrasos significativos e cancelamentos de voos.
De acordo com o Departamento de Transporte, qualquer cancelamento ou alteração significativa em um voo é elegível para reembolso, independentemente do motivo. Isso inclui cancelamentos relacionados ao clima.
O DOT define um atraso significativo como um atraso de mais de três horas para voos nacionais ou mais de seis horas para voos internacionais em relação ao horário original do voo. Alterações significativas no seu itinerário também são elegíveis para reembolso. Por exemplo, chegadas em um aeroporto diferente ou um aumento no número de conexões podem lhe dar direito a um reembolso.
Você também tem direito a um reembolso se registrar um relatório de bagagem extraviada e a bagagem não for entregue dentro de 12 horas após a chegada do seu voo doméstico ao portão, ou entre 15 e 30 horas após a chegada do seu voo internacional, dependendo da duração do voo.
De acordo com essas novas regras, as companhias aéreas devem emitir o reembolso automaticamente, sem que o passageiro precise solicitar. Elas têm sete dias para reembolsar compras feitas com cartão de crédito e 20 dias para outras formas de pagamento.
É importante ressaltar que o passageiro só tem direito a um reembolso por um voo cancelado ou atrasado se optar por não aceitar os voos alternativos oferecidos pela companhia aérea.
A nova regra também exige reembolsos para serviços pagos não funcionais ou indisponíveis, como Wi-Fi.
Você pode ler o novo regulamento completo do DOT para passageiros aéreos aqui.
Fonte: NBC