Uma morte e 49 doentes em surto de E. coli ligado ao McDonalds nos EUA

Pelo menos 10 pessoas foram hospitalizadas, de acordo com o CDC

Por Lara Barth

Mcdonald's

Dezenas de pessoas nos EUA contraíram E. coli, ligada à sanduíches Quarter Pounders (Quarteirões) do McDonald's, informaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na terça feira (22).

Até agora, 49 pessoas de 10 estados foram adoeceram contaminadas por uma cepa da bactéria conhecida O157:H7, que causa uma infecção intestinal grave em humanos.

A maioria dos casos ocorreu no Colorado, onde há 27 casos relatados, e Nebraska, que tem nove casos relatados, de acordo com o CDC.

Dez pessoas foram hospitalizadas, incluindo uma criança com complicações da síndrome hemolítico-urêmica (SHU) — uma doença que afeta os rins. Uma pessoa idosa no Colorado morreu.

Todos os pacientes entrevistados pelo CDC afirmaram que comeram no McDonald's antes de ficarem doentes, e a maioria disse que comeu hambúrgueres Quarter Pounder, especificamente.

Não está claro qual ingrediente é responsável pelas doenças, mas os investigadores do CDC estão focados em dois ingredientes: cebolas frescas e fatiadas e hambúrgueres de carne bovina frescos.

O McDonald's disse ao CDC que removeu cebolas fatiadas e hambúrgueres de carne bovina usados para hambúrgueres Quarter Pounder das lojas nos estados onde casos foram relatados, disse a agência federal de saúde. Como resultado, o CDC disse que os Quarter Pounders não estarão disponíveis para venda em alguns estados temporariamente.

Os sintomas da contaminação por E. coli geralmente começam de três a quatro dias após a ingestão da bactéria e incluem cólicas estomacais graves, diarreia, que pode conter sangue, e vômitos.

A maioria das pessoas se recupera sozinha em cinco a sete dias, mas algumas pessoas podem desenvolver SHU e precisar de hospitalização.

O CDC pede que aqueles que estão apresentando sintomas graves de E. coli e comeram recentemente um Quarter Pounder do McDonald's entrem em contato com seu médico imediatamente.

Fonte: ABC