7 mortos e vários feridos em desabamento de doca na Ilha Sapelo, GA

Colapso aconteceu durante celebração anual de outono da pequena comunidade Gullah-Geechee da ilha, de descendentes de escravos

Por Lara Barth

Desabamento de doca na Ilha Sapelo, na Geórgia, deixa 7 mortos

Pelo menos sete pessoas morreram e várias ficaram feridas na tarde de sábado (19) depois que parte de uma doca de balsas desabou na Ilha Sapelo, na Geórgia, disseram as autoridades.

De acordo com o legista do Condado de McIntosh, quatro das sete pessoas mortas no colapso eram de Jacksonville, na Flórida. Entre as outras três vítimas, uma era de Atlanta, outra da “área de Atlanta” e outra de Darien, Geórgia.

As vítimas foram identificadas como:

- Isaiah Thomas, 79, de Jacksonville

??- Carlotta Mcintosh, 93, de Jacksonville??

- Jacqueline Crews Carter, 75, de Jacksonville??

- Cynthia Alynn Gibbs, 74, de Jacksonville??

- Charles League Huston, 77, de Darien, GA.

??- Queen Welch, 76, Atlanta, GA.

??- William Lee Johnson Jr., 73, da região de Atlanta

O colapso aconteceu quando moradores da ilha, familiares e turistas se reuniram para o Cultural Day, um evento anual de outono que destaca a pequena comunidade de Hogg Hummock, lar de algumas dezenas de moradores negros. A comunidade de estradas de terra e casas modestas foi fundada após a Guerra Civil por ex-escravos da plantação de algodão de Thomas Spalding.

As autoridades da Geórgia anunciaram no domingo (20) que uma investigação foi aberta sobre o incidente. O comissário do Departamento de Recursos Naturais da Geórgia, Walter Rabon, disse em uma entrevista coletiva que as descobertas iniciais da investigação mostraram que uma "falha catastrófica" da passarela do cais fez com que ela desabasse. Rabon não soube dizer se a manutenção na doca poderia ter evitado que ela cedesse.

"É uma falha estrutural. Deve haver muito pouca manutenção em uma passarela de alumínio como essa, mas veremos o que a investigação revela", disse Rabon na entrevista coletiva.

A passarela foi inspecionada em dezembro de 2023 pela Crescent Equipment Company, de acordo com o Departamento de Recursos Naturais da Geórgia.

Rabon disse aos repórteres que mais de 40 pessoas estavam na passarela quando ela quebrou, por volta das 16h30, horário local, no Marsh Landing Dock.

O DNR da Geórgia e várias agências de emergência tinham helicópteros e barcos mobilizados com sonar para conduzir esforços de busca e resgate, disse.

A Ilha Sapelo fica a cerca de 60 milhas ao sul de Savannah e pode ser acessada do continente por barco.

Pequenas comunidades descendentes de populações escravizadas de ilhas no Sul — conhecidas como Gullah ou Geechee na Geórgia — estão espalhadas ao longo da costa da Carolina do Norte até a Flórida. Estudiosos dizem que sua separação do continente fez com que os moradores mantivessem grande parte de sua herança africana, desde seu dialeto único até habilidades e ofícios como pesca com rede de arremesso e tecelagem de cestos.

Em 1996, Hogg Hummock, também conhecido como Hog Hammock, foi colocado no Registro Nacional de Lugares Históricos, a lista oficial dos locais históricos mais valorizados dos Estados Unidos.

Mas a população da comunidade vem diminuindo há décadas, e algumas famílias venderam suas terras para forasteiros que construíram casas de férias.

Aumentos de impostos e mudanças de zoneamento pelo governo local no Condado de McIntosh foram recebidos com protestos e ações judiciais por moradores e proprietários de terras de Hogg Hummock. Eles têm lutado no ano passado para desfazer as mudanças de zoneamento aprovadas pelos comissários do condado em setembro de 2023, que dobraram o tamanho das casas permitidas em Hogg Hummock.

Os moradores dizem que temem que casas maiores levem a aumentos de impostos que podem forçá-los a vender terras que suas famílias mantêm há gerações.

Fonte: CBS; Click Orlando