Um terço dos americanos acredita que imigrantes "envenenam sangue" dos EUA, diz estudo

Fundador da empresa que conduziu a pesquisa diz: "Essa linguagem é saída diretamente do ‘Mein Kampf’... é retórica nazista"

Por Lara Barth

34% dos americanos acredita que imigrantes "envenenam o sangue" dos EUA

Uma nova pesquisa revelou que mais de um terço dos americanos concorda que imigrantes indocumentados estão "envenenando o sangue" dos EUA.

Brookings Institution/Public Religion Research Institute (PRRI) - Pesquisa aponta que um terço dos americanos acredita que imigrantes "envenenam o sangue" dos EUA

Um significativo 34% dos entrevistados na pesquisa, conduzida pela Brookings Institution e Public Religion Research Institute (PRRI), concordou com a declaração feita em 2023 durante campanha eleitoral pelo ex-presidente dos EUA e candidato pelo partido Republicano para a Casa Branca, Donald Trump.

“Um terço dos americanos (34%) diz que os imigrantes que entram ilegalmente no país hoje estão ‘envenenando o sangue do nosso país’, incluindo seis em cada 10 republicanos (61%), 30% dos independentes e 13% dos democratas”, afirmou um resumo da pesquisa anual, que entrevistou mais de 5.000 indivíduos de 16 de agosto a 4 de setembro.

“Esta é uma situação verdadeiramente alarmante para encontrar esse tipo de retórica, encontrar esse tipo de apoio de um dos nossos dois principais partidos políticos”, disse Robert Jones, presidente e fundador do PRRI, durante uma apresentação das descobertas da pesquisa. “Essa linguagem saiu diretamente do ‘Mein Kampf’. Esse tipo de envenenamento do sangue é retórica nazista.”

Trump disse a apoiadores durante um comício em New Hampshire em dezembro de 2023 que os imigrantes que entram nos EUA estão “envenenando o sangue do nosso país”.

Ele repetiu a frase em uma postagem de mídia social após o comício e a havia usado anteriormente em uma entrevista em setembro de 2023.

“Envenenamento do sangue” foi um termo usado por Adolf Hitler em seu manifesto Mein Kampf. Os comentários de Trump incitaram uma forte repreensão da campanha de Biden na época.

A pesquisa também descobriu que quase um em cada quatro apoiadores de Trump, 23%, acredita que se ele perder a eleição, ele deve declarar os resultados inválidos e fazer o que for preciso para assumir o cargo.

Fonte: The Guardian