TikTok é processado por 14 procuradores-gerais, alegando prejuízo à saúde mental de crianças

Os processos também alegam que o TikTok depende de "recursos viciantes" que mantêm os usuários grudados nas telas

Por Lara Barth

TikTok pode ser banido dos EUA a partir de 2025

O TikTok foi processado nesta terça-feira (8) por 14 procuradores-gerais, alegando que a plataforma de mídia social está enganando o público sobre sua segurança. De acordo com as ações, o aplicativo estaria prejudicando a saúde mental das crianças, com algumas crianças se machucando ou até morrendo por causa dos "desafios" virais da plataforma.

Os processos também alegam que o TikTok depende de "recursos viciantes" que mantêm os usuários grudados nas telas, o que por sua vez pode prejudicar sua saúde mental. Esses recursos incluem notificações que podem prejudicar os padrões de sono das crianças e reprodução automática de vídeo, que não pode ser desligada, incentivando os usuários a passar mais tempo na plataforma.

Os processos se somam a outros desafios enfrentados pelo TikTok, que também está lutando contra uma possível proibição, sancionada no início deste ano pelo presidente Joe Biden. A lei, que o serviço de mídia social argumentou ser inconstitucional, exigiria que o proprietário do TikTok, a empresa chinesa ByteDance, desfizesse o negócio ou enfrentasse uma proibição do serviço nos EUA.

Além disso, o TikTok também está enfrentando acusações de vários estados e defensores das crianças sobre questões de privacidade e seu impacto em crianças e jovens adultos.

Nos processos de 8 de outubro, os procuradores-gerais citam os populares "desafios" do TikTok como prejudiciais às crianças, promovendo comportamentos perigosos que causaram ferimentos, alguns fatais.

O documento diz: "Vários usuários adolescentes se machucaram ou até mesmo mataram a si mesmos ou a outros que participavam de pegadinhas virais para obter recompensas e aumentar seu número de 'curtidas', visualizações e seguidores, uma consequência previsível do design de maximização de engajamento do TikTok."

Em um caso, um garoto de 15 anos morreu em Manhattan enquanto praticava subway surfing, uma tendência em que as pessoas andam em cima de um vagão de metrô em movimento. O processo observa que sua mãe encontrou vídeos do TikTok sobre subway surfing em sua conta depois que ele morreu.

Os procuradores-gerais que estão processando o TikTok representam os seguintes estados e distritos:

- Califórnia
- Illinois
- Kentucky
- Louisiana
- Massachusetts
- Mississippi
- Nova Jersey
- Nova York
- Carolina do Norte
- Oregon
- Carolina do Sul
- Vermont
- Washington
- Distrito de Columbia