O Condado de Los Angeles está reportando 11 casos adquiridos localmente de dengue este ano — cerca de o dobro do número de casos locais da doença transmitida por mosquitos reportados no início do mês.
As autoridades de saúde do condado informaram sobre os dois casos mais recentes na quarta-feira (30), ambos em residentes sem histórico recente de viagens.
"Esses dois casos adicionais levantam preocupações sobre o potencial de disseminação local contínua da dengue em nossa comunidade", disse o Dr. Muntu Davis, oficial de saúde do Condado de Los Angeles, em um comunicado. Davis pediu aos médicos locais que fiquem atentos e considerem testar para dengue em pacientes com sintomas, mesmo que não tenham viajado recentemente, já que essa é a forma mais comum de transmissão da doença.
Poder rastrear e contabilizar todos os novos casos permite que as autoridades locais priorizem adequadamente o controle de mosquitos e medidas de prevenção para reduzir o risco de disseminação, segundo o comunicado.
O vírus da dengue tem entre os sintomas mais comuns febre acompanhada de dores no corpo, náuseas, vômitos e erupção cutânea. Os sintomas geralmente começam dentro de duas semanas após a picada de um mosquito infectado e duram de 2 a 7 dias. A maioria das pessoas se recupera após cerca de uma semana.
Casos adquiridos localmente significam que as pessoas infectadas não têm histórico de viagens para áreas onde a dengue normalmente se espalha. A transmissão local de dengue é tipicamente comum em áreas tropicais e subtropicais do mundo — incluindo a Flórida e territórios dos EUA no Caribe.
No ano passado, foram relatados apenas dois casos adquiridos localmente no estado da Califórnia, que foram os primeiros casos locais no estado reportados em mais de uma década, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O CDC emitiu um alerta de saúde em junho, alertando os prestadores de saúde sobre o aumento do risco de infecção pelo vírus da dengue este ano.
O primeiro caso de dengue adquirido localmente no Condado de Los Angeles este ano foi reportado em 9 de setembro. No total, houve 4.439 casos de dengue adquiridos localmente nos EUA — a grande maioria em Porto Rico. Além dos 11 casos na Califórnia, a Flórida relatou 49 casos este ano.
Fonte: ABC