Enquanto as pessoas estocam doces para o Halloween este mês, elas podem estar comprando sacos de guloseimas que contêm Red Dye 3, um carcinogênico banido na Europa e para uso em cosméticos nos EUA, segundo a Consumer Reports.
Algumas balas populares de Halloween disponíveis nas lojas este ano são fabricadas com Red Dye 3, informou a Consumer Reports. O pigmento, também conhecido como Red Dye No. 3, demonstrou causar câncer em animais, e alguns estudos associaram esse corante e outros corantes alimentares artificiais à hiperatividade e outros efeitos neurocomportamentais em crianças, de acordo com o grupo de defesa do consumidor.
Os riscos imediatos não estão totalmente claros. A FDA afirma que permite o uso desses corantes em alimentos porque "o modo como o Red No. 3 causa câncer em animais, especificamente em ratos, não ocorre em humanos, então esses resultados em animais têm relevância limitada para os humanos." O corante será banido na Califórnia a partir de 2027.
As guloseimas de Halloween que a Consumer Reports identificou como contendo Red Dye 3 incluem:
Brach's Candy Corn
Brach's Autumn Mix
Brach's Mellowcreme Pumpkins
Nerds Candy Corn
Double Bubble bubble gum
Pez Candy
Amos Lollipop Rings
Create-A-Treat Halloween House
"Os pais devem saber que Brach's Candy Corn, Double Bubble, Pez e outras guloseimas que seus filhos podem trazer para casa no Halloween são feitas com um ingrediente que é um conhecido carcinogênico," disse Brian Ronholm, diretor de políticas alimentares da Consumer Reports, em uma declaração. "Esses fabricantes deveriam parar de produzir produtos com esse químico perigoso, já que alternativas menos arriscadas estão prontamente disponíveis.”
O corante vermelho, um corante sintético feito de petróleo, cria uma coloração vermelho-cereja brilhante em alimentos e bebidas, segundo a FDA. Ele foi banido de uso em cosméticos em 1990, após evidências de que estava associado ao câncer em animais, informou a agência.
A Consumer Reports está pressionando a FDA para proibir o Red Dye 3 em alimentos, suplementos alimentares e medicamentos ingeridos. "As empresas estão se afastando do uso do Red Dye 3, mas é evidente que não podemos depender de todas elas para fazer a coisa certa," disse Ronholm. "Já se passaram mais de 30 anos desde que a FDA baniu o Red Dye 3 em cosméticos, após descobrir que causava câncer em animais, mas ainda é permitido em nossos alimentos.”
Fonte: CBS