Agentes do FBI em Los Angeles deram uma entrevista coletiva na quinta-feira (17) sobre um caso de tráfico de drogas que levou a uma batida policial em uma mansão multimilionária no bairro exclusivo de Aventura, na Flórida
O FBI confirmou que conduziu "atividade policial ordenada pelo tribunal" na área de 3914 Island Estates Drive, localizada no condomínio fechado de mesmo nome, na quarta-feira (16). O proprietário Nahim Jorge Bonilla, um executivo musical, foi preso e indiciado no caso. Registros mostram que a casa em Aventura foi comprada por US$ 4,8 milhões em 2020.
De acordo com a acusação, Bonilla, dono das empresas Mandrake e Ruido Callejero Music, é acusado de conspirar para distribuir cocaína e metanfetamina para Ryan James Wedding, ex-atleta olímpico canadense de snowboard, e Andrew Clark.
Montanhas de cocaína e metanfetamina foram apreendidas no início deste ano na Califórnia como parte da investigação, disseram as autoridades.
De acordo com uma acusação de 52 páginas, os réus comandavam e operavam uma rede de tráfico de drogas, supostamente coordenando o transporte de cocaína e metanfetamina a granel da Califórnia para o Canadá. A rede também operava no México e na Colômbia, de acordo com a acusação.
As autoridades disseram que a rede era comandada por Ryan Wedding, de 43 anos. Ele continua foragido e foi visto pela última vez no México.
O grupo estava enviando cerca de 60 toneladas de cocaína para os EUA e Canadá todos os anos, disseram as autoridades.
"Este grupo era implacável e violento", disse um oficial na quinta-feira, vinculando a rede a vários assassinatos "estilo execução" no Canadá.
Um oficial da Polícia Montada Real Canadense se juntou aos agentes do FBI na entrevista coletiva. Ele prometeu continuar perseguindo os envolvidos. Oficiais do Departamento de Polícia de Los Angeles e da Polícia Provincial de Ontário também se pronunciaram.
Fonte: local 10; NBC