Dois flamingos machos se tornaram pais de primeira viagem após chocarem um ovo juntos no Parque Safari do Zoológico de San Diego.
O casal recebeu um ovo falso no início deste ano e, depois de mostrar seus instintos paternais, os especialistas em cuidados decidiram dar a eles um ovo de verdade. O filhote, nascido no final do mês passado, está sendo muito bem cuidado, de acordo com o zoológico.
"O casal aperfeiçoou seus deveres paternos alternando as responsabilidades de chocar", escreveu o zoológico em uma publicação nas redes sociais.
Os dois pais são adultos maduros, de acordo com o zoológico. Ambos são flamingos menores, uma espécie encontrada na África subsaariana e no oeste da Índia. O filhote também é um flamingo menor.
Os flamingos menores crescem até uns 80cm de altura e pesam de 1,5 a 2 kg, de acordo com o zoológico. Ao chocar, o filhote tem aproximadamente o tamanho de uma bola de tênis e penas cinzentas, em vez do rosa característico.
Os pais adotivos têm alimentado o papo do filhote com "leite", que vem do trato digestivo superior dos pais.
"Tanto machos quanto fêmeas podem alimentar o filhote dessa forma, e até mesmo flamingos que não são os pais podem atuar como alimentadores adotivos", de acordo com o zoológico. "Acredita-se que os chamados de súplica que o filhote faminto faz estimulam a secreção do leite."
Alimentar os filhotes pode afetar a cor das penas dos pais. A alimentação pode drenar a cor e sua plumagem ficará rosa claro ou até mesmo branca até que o filhote se torne independente e coma sozinho.
Os pais adotivos começarão a desmamar o filhote quando ele tiver cerca de dois meses de idade.
Os flamingos não são os primeiros a se dedicar a ovos falsos. Uma águia em um santuário de pássaros do Missouri se tornou viral depois que tentou chocar uma pedra. Pais abutres também já chocaram ovos juntos, assim como pais pinguins.
No início deste ano, dois flamingos machos em um zoológico do Reino Unido — chamados Curtis e Arthur — chocaram um filhote. Na época, o zoológico disse que não tinha certeza de como os flamingos haviam adquirido o filhote.
"Em relação à criação de filhotes do mesmo sexo, não temos certeza de como isso aconteceu, embora seja um fenômeno conhecido em flamingos chilenos, bem como em outros bandos de pássaros", disse o curador de pássaros do Zoológico de Paignton, Pete Smallbones. "O cenário mais provável é que o ovo tenha sido abandonado por outro casal, então este casal o ‘adotou'."
Fonte: CBS