Francine deve atingir Louisiana como furacão de categoria 2

Tempestade tropical apresenta altas chances de desenvolvimento no Golfo do México

Por Lara Barth

Tempestade Francine deve atingir Louisiana na quarta-feira (11)

A tempestade tropical Francine agitou-se no Golfo do México com força crescente e deve atingir o status de furacão na terça-feira (10), antes de chegar à Louisiana.

O cone de previsão de deslocamento mostra a tempestade passando paralelamente à costa do Texas e se aproximando da Louisiana, e a previsão de intensidade mostra o desenvolvimento da tempestade em um furacão de categoria 2 antes de atingir a costa na quarta-feira (11).

Essa região tem muitas bacias de inundação de baixa altitude ao largo da costa, o que faz com que as ondas de tempestade e as inundações no interior sejam uma preocupação significativa.

O litoral da Louisiana ainda não se recuperou totalmente desde que os furacões Laura e Delta dizimaram Lake Charles em 2020, seguidos, um ano depois, pelo furacão Ida. As ondas de tempestade de Francine no litoral da Louisiana poderão chegar a 3 metros de altura de Cameron a Port Fourchon e à Baía de Vermilion, segundo os meteorologistas.

No Atlântico tropical, duas outras áreas estão sendo monitoradas de perto.

Uma delas, localizada muitos quilômetros a sudoeste das Ilhas de Cabo Verde, tem 70% de chance de se desenvolver na próxima semana, possivelmente transformando-se em uma depressão tropical.

No lado oeste dessa área está o Invest 92L, que tem uma chance moderada de desenvolvimento. Os modelos computacionais mais recentes continuam a mostrar uma virada para o norte até o fim de semana, mantendo o distúrbio tropical no mar. Ele tem 40% de chance de se desenvolver nos próximos sete dias.

Fonte: News 6