Reguladores dos EUA investigam incêndios em Jeeps com ignição desligada

Especialistas recomendam que proprietários estacionem ao ar livre

Por Lara Barth

Órgão reguladores investigam relatos de incêndios em veículos da Jeep

Os órgãos reguladores de segurança automotiva dos EUA estão investigando relatos de que os motores podem pegar fogo em alguns SUVs e picapes Jeep, mesmo com a ignição desligada.

A investigação abrange mais de 781.000 veículos Jeep Wrangler e Gladiator, modelos de 2021 a 2023.

A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário afirma em documentos publicados na segunda-feira (9) em seu site que recebeu nove reclamações de proprietários sobre incêndios no motor, incluindo um que causou ferimentos. A maioria dos relatórios diz que os incêndios começaram no lado do passageiro do compartimento do motor.

A agência afirma que um incêndio com a ignição desligada “pode resultar em um risco maior de ferimentos nos ocupantes, em pessoas fora do veículo e danos à propriedade, com pouco ou nenhum aviso”.

Os investigadores entraram em contato com a Stellantis, fabricante da Jeep, e foram informados de vários outros “eventos térmicos” que começaram em um conector elétrico da bomba de direção hidráulica.

A agência disse que está abrindo a investigação para determinar a causa e o escopo do problema e a frequência com que ele ocorre. Nenhum recall foi emitido, mas é possível que haja um.

A Stellantis disse que está cooperando com a investigação.

Michael Brooks, diretor executivo do Center for Auto Safety, uma organização sem fins lucrativos, disse que seria prudente que os proprietários dos Jeeps sob investigação os estacionassem ao ar livre até que a questão fosse resolvida, pois a NHTSA está citando o risco de danos à propriedade.

Fonte: CBS