Nove mortos e dezenas de hospitalizados por surto de listeriose nos EUA

Surto foi vinculado a carnes frias da marca Boar’s Head; produtos podem ter validade até outubro de 2024

Por Lara Barth

Carnes frias da empresa Boar's Head estão ligadas a surto de intoxicação alimentar

Pelo menos nove pessoas morreram e dezenas de outras foram hospitalizadas em decorrência de um surto de listeriose nos EUA, que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) vincularam a carnes frias Boar's Head.

O CDC anunciou que mais 14 casos foram relatadas desde sua atualização anterior no início deste mês, elevando o total para 57 casos em 18 estados, no que agora é o maior surto de listeriose desse tipo no país desde 2011, quando a doença foi vinculada ao melão.

Todas as 57 pessoas foram hospitalizadas, confirmou a agência, acrescentando que as seis mortes mais recentes incluem uma da Flórida, uma do Tennessee, uma do Novo México, uma de Nova York e duas da Carolina do Sul.

No mês passado, depois que uma amostra de salsicha de fígado da Boar's Head deu positivo para a cepa de listeria monocytogenes do surto, o fabricante de alimentos recolheu todos os itens produzidos em suas instalações na Virgínia e operações de pausa, de acordo com o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA.

Os inspetores da agência detalharam dezenas de violações regulamentares na fábrica em seus registros recém-divulgados, incluindo mofo preto, bolor, teias de aranha e insetos que foram encontrados repetidamente em todo o local.

O recolhimento, que foi ampliado a partir de seu aviso inicial em 26 de julho, inclui aproximadamente 3 milhões de quilos de 71 produtos produzidos entre 10 de maio de 2024 e 29 de julho de 2024, sob as marcas Boar's Head e Old Country.

Os itens incluem carnes prontas para o consumo e produtos de aves destinados ao fatiamento em delicatessens de varejo, além de alguns itens embalados.

Os produtos afetados foram distribuídos em todo o país e exportados para as Ilhas Cayman, a República Dominicana, o México e o Panamá, de acordo com a agência.

“Todos devem verificar em suas casas se há produtos Boar's Head remanescentes, uma vez que eles podem ter um prazo de validade longo”, pediu o CDC. “Procurem por 'EST. 12612' ou 'P-12612' dentro da marca de inspeção do USDA nos rótulos dos produtos. Alguns dos produtos têm datas de validade até outubro de 2024.”

“A segurança alimentar é nossa principal prioridade e expressamos nossas mais profundas condolências às famílias afetadas”, disse a Boar's Head em um comunicado anterior. “Assim que soubemos que nossa salsicha de fígado estava ligada ao surto, expandimos voluntariamente nosso recolhimento, como medida de precaução, para incluir todos os outros produtos fabricados na mesma instalação. Estamos realizando uma revisão completa dos processos e procedimentos para garantir que atendamos consistentemente aos mais altos padrões de segurança e qualidade.”

A listeria é uma bactéria que pode permanecer em superfícies como cortadores de carne e até mesmo em alimentos refrigerados e pode causar doenças graves “quando a bactéria se espalha além do intestino para outras partes do corpo” depois que uma pessoa consome alimentos contaminados, de acordo com o CDC. As pessoas que correm maior risco são as grávidas, as pessoas com 65 anos ou mais ou qualquer pessoa que tenha um sistema imunológico enfraquecido, diz o CDC.

De acordo com o CDC, qualquer pessoa infectada com listeriose pode apresentar “sintomas leves de intoxicação alimentar”, como diarreia ou febre, e muitas se recuperam sem tratamento com antibióticos.

Estima-se que 1.600 pessoas contraiam intoxicação alimentar por listeriose a cada ano e cerca de 260 morrem, de acordo com o CDC.

Fonte: GMA