Estresse parental é emergência de saúde pública nacional, segundo autoridade

Cirurgião Geral dos EUA emitiu um comunicado abordando a questão na quarta-feira (28)

Por Lara Barth

Estresse entre os pais é emergência de saúde pública, de acordo com autoridades na medicina

Os pais estão estressados, o que pode deteriorar sua saúde mental e bem-estar, e, assim, afetar negativamente as crianças, disse o Cirurgião Geral dos EUA, Dr. Vivek Murthy em um comunicado na quarta-feira (28).

Murthy, a autoridade máxima em saúde pública no país, pediu mudanças nas atitudes nacionais em relação à paternidade e aos cuidados no alerta, intitulado “Pais sob pressão”.

“O trabalho dos pais é essencial não apenas para a saúde das crianças, mas também para a saúde da sociedade. Além disso, sabemos que o bem-estar dos pais e cuidadores está diretamente ligado ao bem-estar de seus filhos”, escreveu Murthy no comunicado, destacando sua própria experiência na criação dos filhos.

“O estresse que os pais e cuidadores sofrem hoje está sendo passado para os filhos de forma direta e indireta, afetando as famílias e as comunidades em toda a América”, continuou ele. “No entanto, na sociedade moderna, a paternidade é frequentemente retratada como uma atividade menos importante e menos valorizada. Nada poderia estar mais longe da verdade.”

As recomendações do Cirurgião Geral chamam a atenção para “uma questão urgente de saúde pública” - neste caso, “a importância do estresse, da saúde mental e do bem-estar dos pais, os fatores estressantes exclusivos da paternidade e a relação bidirecional entre a saúde mental dos pais e os resultados dos filhos”.

Murthy disse que é necessária uma mudança cultural para apoiar os 63 milhões de pais com filhos menores de 18 anos que vivem nos EUA, bem como um número estimado de vários milhões de adultos adicionais que atuam como cuidadores primários de uma criança. Ele observou a importância de estender esse apoio a diversas famílias, como pais LGBTQ+, pais adotivos e pais solteiros.

O comunicado também delineou mudanças tangíveis nas políticas para reduzir a carga sobre os pais e cuidadores - especialmente aqueles que lidam com a instabilidade financeira, que é apontada como uma das causas mais significativas do declínio do bem-estar dos pais.

Vivek Murthy apontou a assistência à assistência infantil, por meio de créditos e subsídios fiscais, licença familiar remunerada, tempo de doença remunerado e programas de redução da pobreza como os principais caminhos a serem seguidos nos esforços para melhorar o bem-estar dos pais e de seus filhos.

“O comunicado do Cirurgião Geral pede uma mudança na cultura, nas políticas e nos programas para garantir que todos os pais e cuidadores possam prosperar”, disse o escritório de Murthy à imprensa. “O público americano pode fazer mais para apoiar os pais e cuidadores, mudando as normas para promover uma cultura que valorize, apoie e capacite os pais/cuidadores e aborde os fatores de estresse que podem afetar sua saúde mental e bem-estar.”

Fonte: CBS