Empresa recolhe 75 mil kg de frango congelado dos mercados americanos por contaminação de metal

Em 2019, a mesma empresa recolheu quase 15 mil kg em produtos por conterem potencialmente material ósseo

Por Lara Barth

Nuggets de frango

Mais de 75 mil kg de frango congelado foram recolhidos das prateleiras dos mercados americanos devido a contaminação por metais.

A Perdue Foods está recolhendo seus produtos de frango congelado vendidos sob o nome da empresa e da marca Butcher Box. O motivo seria a contaminação por metal.

"Determinamos que o material era um fio de metal muito fino que foi inadvertidamente introduzido no processo de fabricação”, afirmou Jeff Shaw, vice-presidente sênior de segurança e qualidade alimentar da Perdue, em um comunicado de imprensa. "Por uma questão de precaução, decidimos recolher voluntariamente todas estas embalagens de produtos."

As embalagens foram distribuídas para todo os EUA de acordo com o aviso do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O fio foi descoberto por um cliente, que entrou em contato com a Perdue.

De acordo com o USDA, até o momento não foram registradas doenças ou lesões relacionadas com os produtos.

O recolhimento afetou três produtos congelados da Perdue: o Simply Smart Organic Gluten Free Breaded Chicken Breast Nuggets, o Breaded Chicken Breast Tenders e o Butcher Box Organic Free Fully Frozen-Cooked Breast Chicken Nuggets.

Os produtos têm data de validade de 23 de março de 2025, informou a empresa. E, de acordo com o USDA, todos os produtos afetados têm o código correspondente P-33944 na embalagem.

Os clientes que estiverem em posse de algum produto listado devem contactar a Perdue Foods através do número 866-866-3703 para obterem um reembolso total.

Um aviso correspondente no site do USDA dizia que "qualquer pessoa preocupada com uma lesão ou doença deve entrar em contato com um profissional de saúde".

Em 2019, a Perdue recolheu quase 15 mil kg de produtos por conterem potencialmente material ósseo.

Fonte: USA Today; ABC News