Furacão Debby causa cinco mortes segue avançando pelo sudeste dos EUA

Pelo menos cinco pessoas morreram em consequência da tempestade tropical Debby, que avança nesta terça-feira (6), pelo sudeste dos Estados Unidos com chuvas torrenciais e ameaça de inundações

Por Lara Barth

Uma criança de 13 anos morreu atingida por uma árvore

Pelo menos quatro pessoas morreram na Flórida e uma na Geórgia nos últimos dias vítimas do furacão Debby. 

Condado de Dixie

No Condado de Dixie, duas pessoas - uma mulher e uma criança - morreram em um acidente de carro na noite de sábado e acredita-se que a deterioração do tempo tenha sido um fator no acidente, de acordo com a Florida Highway Patrol. Um menino de 14 ficou ferido.

Condado de Levy

A primeira vítima conhecida do furacão foi um menino de 13 anos em Levy County, que morreu quando uma árvore caiu sobre a casa móvel de sua família enquanto a forte tempestade atingia a Costa do Golfo da Flórida.

Os policiais foram chamados por volta das 8 horas da manhã de segunda-feira, após receberem relatos de uma árvore caída. Mais tarde, o xerife confirmou que o adolescente havia sido "esmagado dentro da casa". Ele foi declarado morto no local.

"Nossos pensamentos e orações estão com essa família enquanto eles lidam com essa tragédia", disse o Gabinete do Xerife do Condado de Levy em um comunicado. "Incentivamos todos a terem extremo cuidado ao começarem a avaliar e limpar os danos. Linhas elétricas caídas e árvores em queda estão entre os muitos perigos.”

Condado de Hillsborough

O motorista de um caminhão morreu na manhã de segunda-feira depois que o caminhão caiu no Canal Tampa Bypass, de acordo com o Hillsborough County Fire Rescue e o Hillsborough County Sheriff's Office.

A chamada inicial para o 911 ocorreu por volta das 2h30 da manhã. O fato aconteceu próximo à I-75 no sentido sul e ao marco de milha 263.

Outras vítimas

À medida que a tempestade se deslocava pelo norte da Geórgia, um jovem de 19 anos morreu quando uma árvore caiu na lateral de uma casa, de acordo com o escritório do legista do condado de Colquitt.

No início da manhã de terça-feira, o Centro Nacional de Furacões (NHC) estava alertando sobre “chuvas potencialmente históricas" e "inundações catastróficas" em partes do sudeste da Geórgia e do leste da Carolina do Sul. O Weather Channel relatou tornados na Carolina do Sul durante a noite.

O presidente Joe Biden aprovou declarações de emergência para a Flórida, a Geórgia e a Carolina do Sul, permitindo a assistência federal na coordenação dos esforços de alívio de desastres.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, também ativou a Guarda Nacional de seu estado, com mais de 3.000 militares mobilizados para ajudar na resposta à tempestade.

 

 

Fonte: Fox 35; France 24