Pela primeira vez em 2024, os EUA programou dois voos carregando brasileiros deportados de volta ao Brasil em um só mês.
Ao longo do ano, o país programava somente um voo mensal no final de cada mês. Mas, em agosto, além de um avião no meio do mês, vamos ter um novo vôo na sexta-feira (30).
Além disso, enquanto as outras 7 deportações do ano foram feitas em aviões modelo Airbus A320, o equipamento utilizado no meio de agosto foi o A321, que tem capacidade um pouco maior.
A programação de um segundo voo, novamente com o Airbus A321, mostra que a demanda de deportação de brasileiros parece ter aumentado neste momento.
Segundo consta no sistema de voos aprovados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o jato, mais uma vez da companhia aérea Global Crossing Airlines (Global X), partirá de Alexandria, nos EUA, no dia 30 de agosto.
O cronograma do A321 é o mesmo de todos os outros voos, com escalas para reabastecimento no Panamá e em Manaus, terminando a jornada em Confins, no dia seguinte, 31 de agosto.
Segundo dados deRicardo Morgan, que acompanha as informações do Aeroporto de Confins, e a Aeroin, até a última deportação, foram transportados 952 brasileiros em 8 voos neste ano. Com isso, o total desde o início deste tipo de operação, em 2019, é de 10.231 deportados.