Demanda por passaporte dos Estados Unidos é a maior de todos os tempos

Por Arlaine Castro

Segundo o USAFacts, havia 160,7 milhões de passaportes válidos dos EUA em circulação em setembro de 2023, de acordo com dados do Departamento de Estado.

A demanda por um passaporte dos Estados Unidos é a maior de todos os tempos. O tempo de espera diminuiu bastante em relação ao ano passado. O escritório de Miami, um dos mais concorridos do país, lida com a renovação ou substituição de centenas de passaportes no mesmo dia, segundo o Local 10.

No ano passado, as agências em todo o país lutaram para acompanhar os pedidos de passaporte, criando um tempo de espera de até 13 semanas e dificuldades para marcar uma consulta. Mas agora as coisas mudaram.

"Eu diria que este é o nosso melhor ano", disse Kathe Harrell, diretora regional do Passaporte dos EUA que supervisiona escritórios de Houston, Atlanta e Miami a Porto Rico. “Desde o ano passado, quando tivemos esses backlogs, este ano não estamos tendo esses backlogs. Este ano, temos o número certo de pessoas em nossas equipes para processar nossas inscrições".

A contratação e o treinamento de trabalhadores adicionais ajudaram, juntamente com alguns avanços na tecnologia.

“Temos um processo beta online, onde o abrimos para um certo número de candidatos online, o que também melhorou nossa experiência com o cliente”, disse Harrell.

Passaportes em circulação

Segundo o USAFacts, há 160,7 milhões de passaportes válidos dos EUA em circulação em setembro de 2023, de acordo com dados do Departamento de Estado. Isso representa um aumento de 5,8% em relação a 2022 e um aumento de 36,8% em relação a 2013.

Há quase metade dos passaportes em circulação do que americanos, com 0,48 passaportes por pessoa. No entanto, como os requerentes podem possuir livros de passaporte e cartões de passaporte, o número real de indivíduos com passaportes válidos é menor do que o número total de passaportes emitidos.

O que é um cartão de passaporte?

O Departamento de Estado emite passaportes para americanos viajando para o exterior desde 1700. Em 2008, ele introduziu os cartões de passaporte, uma alternativa menor e mais acessível que permite que cidadãos americanos viajem para o Canadá, México, Bermudas e países do Caribe por terra ou mar. Um cartão de passaporte não pode ser usado para viagens aéreas através de fronteiras internacionais.