Quatro estados dos EUA registram interrupções nas chamadas para o 911
Pessoas em quatro estados dos EUA não conseguiram fazer ligações para o 911 na noite de quarta-feira, 17, após problemas generalizados no sistema.
Muitos serviços foram restaurados após relatos de que as linhas para call centers em Nevada, Nebraska, Dakota do Sul e Texas caíram.
As autoridades federais alertaram anteriormente que a mudança para sistemas digitais por parte dos serviços de emergência trouxe consigo o risco de ataques cibernéticos. Mas a causa dos problemas da noite passada ainda não foi dada.
Em Las Vegas, Nevada, problemas foram relatados por várias horas antes que a polícia dissesse que os serviços haviam sido restaurados pouco depois das 22h, horário local (04h GMT).
Os policiais haviam dito anteriormente que conseguiram ver quando uma chamada de emergência vinha de um dispositivo móvel, o que significa que poderiam ligar de volta para quem ligou.
Mas eles pediram às centenas de milhares de residentes da cidade que não ligassem para testar a conexão.
Isso foi repetido pelo Departamento de Polícia de Rapid City, em Dakota do Sul, que disse pouco antes das 21h, horário local, que os operadores locais foram "inundados" por pessoas que ligavam tentando ver se a linha funcionava.
As autoridades disseram que os problemas estavam se espalhando “em todo o estado”, mas disseram que a função de mensagem de texto continuava disponível para as pessoas fazerem contato de emergência.
Enquanto isso, as forças locais em Nebraska usaram suas páginas do Facebook para oferecer aos chamadores números alternativos para ligar – antes de atualizar que eles também estavam online novamente.
A polícia da cidade texana de Del Rio disse que houve um problema limitado a uma operadora de celular, insistindo que não houve problema com seus sistemas de chamadas – nem com os próprios serviços de emergência.
Autoridades federais ainda não comentaram o incidente.
O Programa Nacional 911 já destacou os benefícios da digitalização dos serviços de emergência em todo o país, ao mesmo tempo que alertou que isso acarreta “o risco ampliado de ataques à segurança cibernética”.
Um desses ataques em 2017 deixou off-line 911 centros em mais de uma dúzia de estados, segundo a agência de notícias Reuters.
Fonte: BBC.