Matrículas no jardim de infância nos EUA tiveram queda de 5,2% no ano letivo de 2022-2023

Por Arlaine Castro

Houve diminuição de 5,2% de matrículas no ano letivo de 2022-2023.

Os alunos que se desligaram das escolas devido à pandemia têm voltado às aulas. Mas as matrículas no jardim de infância (kindergarten) permaneceram em queda de 5,2% no ano letivo de 2022-2023 em comparação com o ano letivo de 2019-2020, de acordo com uma análise da Associated Press de dados estaduais. As matrículas nas escolas públicas em todas as séries caíram 2,2%.

O jardim de infância significa uma mudança sísmica no estilo de vida de algumas famílias. Depois de anos cuidando das crianças durante todo o dia, de repente eles precisam administrar as coletas à tarde com opções limitadas e caras de atendimento depois da escola.

Alguns pais temem que seus filhos não estejam preparados para a estrutura e as expectativas comportamentais de uma sala de aula de escola pública. E muitos pensam que tudo o que seus filhos perdem na escola pode ser aprendido rapidamente na primeira série.

Na Califórnia, onde o jardim de infância não é obrigatório, as matrículas nessa série caíram 10,1% entre o ano letivo de 2019-20 e 2021-22. As matrículas pareceram recuperar parcialmente no ano letivo seguinte, crescendo mais de 5% no outono de 2022, mas isso pode ter sido inflacionado pela expansão do estado do jardim de infância transitório – uma série antes do jardim de infância que está disponível para crianças mais velhas de 4 anos. O Departamento de Educação do estado não divulgou quantas crianças no último ano letivo eram alunos regulares do jardim de infância, em oposição a alunos de transição.

Em 2023, o número de matrículas em escolas públicas de jardim de infância na Flórida foi de 198.326 crianças. A Lei da Flórida (Seção 1003.21, Estatutos da Flórida) estabelece que todas as crianças que tenham seis anos de idade, que completarão seis anos até 1º de fevereiro de qualquer ano letivo, ou que tenham mais de seis anos de idade, mas que não tenham atingido 16 anos, deve frequentar a escola regularmente durante todo o período letivo.

O jardim de infância é importante para todas as crianças, mas especialmente para aquelas que não frequentam a pré-escola ou que não tiveram muito contato com matemática, leitura e outras matérias, disse Steve Barnett, codiretor do Instituto Nacional de Pesquisa em Educação Infantil e professor do Universidade Rutgers.

Fonte: Associated Press.