A cidade de Nova York distribuirá rastreadores Apple AirTags gratuitamente para alguns residentes como parte de um esforço para frear furtos de carros, anunciou o prefeito Eric Adams no domingo, 31.
Chamando os dispositivos de rastreamento GPS de “uma engenhosidade realmente incrível”, o prefeito disse que 500 dos aparelhos doados pela Association for Better New York, uma organização sem fins lucrativos local, serão distribuídos aos nova-iorquinos pela polícia em áreas onde há mais furtos, inclusive na região do 43º Distrito do NYPD no Bronx – que foi particularmente atingido pelo aumento do furtos de carros.
“O número agravado de furtos de automóveis continua a aumentar o crime em nossa cidade”, disse Adams, acompanhado por policiais, em entrevista coletiva, observando que outros crimes graves - como tiroteios, homicídios e roubos e furtos - diminuíram.
“Este dispositivo simples, este AirTag simples, escondido na localização de um carro que uma pessoa não conhece, é um excelente dispositivo de rastreamento”, disse Adams. “É fácil monitorar. Você pode ver em tempo real onde o veículo está localizado.”
Um vídeo postado pelo NYPD no final do dia demonstrou como os dispositivos ajudariam os policiais a rastrear um veículo roubado e encorajaram outros motoristas a comprarem por conta própria.
Por enquanto, a Prefeitura disse que a Unidade de Prevenção ao Crime do Departamento de Assuntos Comunitários do Departamento de Polícia de Nova York estava trabalhando em um plano para distribuição equitativa dos dispositivos, concentrando-se nos distritos com o maior número de roubos de automóveis por furto.
A prefeitura também vai arrecadar fundos para comprar mais aparelhos semelhantes aos doados pelo ABNY, informou a prefeitura.
Os furtos de carros na Big Apple têm aumentado, com o número subindo para 4.492 até 23 de abril deste ano, em comparação com 3.966 no mesmo período do ano passado - um aumento de mais de 13%.
Segundo o prefeito, um fator agravante é o desafio do TikTok, que incentiva os usuários a roubar veículos Hyundai e Kia usando um cabo USB.
De acordo com dados do NYPD, os policiais relataram 104 Hyundais e 99 Kias roubados em dezembro, um grande salto em relação a setembro, quando 21 Hyundais e apenas sete Kias foram roubados.
A 43ª DP, que abrange a biblioteca onde foi realizada a coletiva de imprensa, já teve 207 veículos roubados até agora este ano, disseram autoridades da cidade.
Fonte: The New York Post.
The 21st century calls for 21st century policing. AirTags in your car will help us recover your vehicle if it’s stolen. We’ll use our drones, our StarChase technology & good old fashion police work to safely recover your stolen car. Help us help you, get an AirTag. #GSD pic.twitter.com/fTfk8p4lye
— NYPD Chief of Department (@NYPDChiefOfDept) April 30, 2023