Mais de 2 milhões de cadeiras e balanços infantis estão em recall para reparo por riscos de estrangulamento de bebês. Pelo menos uma morte foi relatada, segundo a Consumer Product Safety Commission, que anunciou o recall voluntário nesta segunda-feira, 15.
Os produtos são balanços MamaRoo Baby Swings e RockaRoo Baby Rockers da 4moms, fábrica de Pittsburgh, na Pensilvânia, e que foram vendidos na Target e Best Buy. Dois milhões de swings MamaRoo e 220.000 rockers RockaRo estavam à venda nos EUA. Além disso, 60.000 MamaRoo e 10.000 RockaRoo foram vendidos no Canadá.
Segundo a CPSC, quando o balanço ou a cadeira de balanço não estão em uso, suas correias de retenção podem ficar penduradas abaixo do assento e bebês (não ocupantes) que engatinham podem ficar presos nas correias, representando um risco de estrangulamento, de acordo com o CPSC.
A 4moms recebeu dois relatos de incidentes envolvendo bebês que ficaram presos na alça sob o balanço infantil MamaRoo desocupado depois que eles rastejaram sob o assento. Isso inclui um bebê de 10 meses que morreu por asfixia e um bebê de 10 meses que sofreu hematomas no pescoço antes de ser resgatado por um cuidador, de acordo com um comunicado de imprensa do CPSC.
Nenhum incidente envolvendo o RockaRoo foi relatado, disse a CPSC.
Gary Waters, CEO da 4moms, disse que sua empresa estava "profundamente entristecida" pelos dois incidentes, e acrescentou que estão tomando todas as precauções e fazendo o esforço extra para garantir que os produtos para bebês não apenas atendam, mas superem todos os padrões de segurança aplicáveis.
Os consumidores com bebês que podem engatinhar são aconselhados a parar "imediatamente" de usar os produtos recolhidos e colocá-los em uma área onde os bebês não possam acessá-los, até que sejam reparados.
ReparoA CPSC disse que os consumidores devem entrar em contato com a 4moms imediatamente para se registrar para obter um prendedor de alça gratuito que impedirá que as alças se estendam sob o balanço quando não estiverem em uso. Com informações da ABC News.