Califórnia é o primeiro estado a atingir 5 milhões de casos de covid-19 nos EUA

Por Arlaine Castro

O estado chegou à soma de 5,076,650 casos na terça-feira, 28.

A Califórnia se tornou o primeiro estado a registrar mais de 5 milhões de infecções por coronavírus conhecidas, de acordo com o painel estadual na terça-feira, 28.

O marco de 5,076,650 relatado pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia não foi totalmente inesperado, uma vez que o estado tem 40 milhões de residentes. Além disso, já é esperado um aumento de novas infecções em meio a festas de fim de ano e reuniões familiares forçadas a ambientes fechados por uma série de tempestades de inverno.

O primeiro caso de coronavírus na Califórnia foi confirmado em 25 de janeiro de 2020. Demorou 292 dias para chegar a 1 milhão de infecções em 11 de novembro daquele ano e 44 dias a partir de então para 2 milhões.

O número de casos da Califórnia também está à frente de outros grandes estados. O Texas teve mais de 4,4 milhões e a Flórida superou os 3,9 milhões no domingo.

A Califórnia registrou mais de 75.500 mortes relacionadas à COVID-19. O estado se saiu muito melhor do que muitos outros estados que estão lidando com um surto de coronavírus, com áreas no Centro-Oeste e Nordeste registrando o maior salto em casos e hospitalizações em meio a temperaturas frias que mantiveram as pessoas dentro de casa.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA listam a Califórnia como um lugar com “alta” transmissão do vírus, junto com quase todos os outros lugares do país. Mas na semana passada, a Califórnia teve uma média de 16,4 novos casos por 100.000 pessoas, menos de um terço da taxa nacional.

Enquanto isso, as hospitalizações relacionadas ao coronavírus aumentaram lentamente na Califórnia, cerca de 12% nos últimos 7 dias, para 4.401. Isso é menos da metade do que durante o pico do final do verão e um quinto do ano atrás, antes que as vacinas estivessem amplamente disponíveis.

Na terça-feira, San Francisco anunciou que estava cancelando seu show de fogos de artifício na véspera de Ano Novo por causa do aumento do número de casos.

O estado conta com 79% da população acima de 5 anos vacinada com pelo menos uma dose. Fonte: Associated Press.