Americanos no exterior podem entrar nos EUA com passaporte vencido
Cidadãos americanos que estão no exterior e viram seus passaportes expirarem durante a pandemia de Covid-19 agora podem retornar aos Estados Unidos antes de renovar seus documentos de viagem, uma mudança de política anunciada pelo Departamento de Estado na segunda-feira, 24.
A decisão, que se aplica a americanos que estão atualmente fora do país e possuem passaportes que expiraram em ou depois de 1º de janeiro de 2020, vem após relatos de que mais de 100.000 americanos no exterior estão lutando para conseguir renovar nos consulados.
Em muitos países, os cidadãos americanos que precisam renovar seus passaportes devem se inscrever pessoalmente em uma embaixada ou consulado dos EUA. Mas muitos desses escritórios continuam prejudicados pelas restrições da Covid-19 e reduções de pessoal, e alguns estão fechados para todos, exceto os serviços de emergência.
As dificuldades e atrasos na obtenção de nomeações para renovações deixaram muitos americanos sem um caminho de volta aos Estados Unidos.
Alguns expatriados americanos recorreram a advogados de imigração para obter ajuda. Outros pagaram altas taxas a contrabandistas e empresas de courier de passaporte para obter nomeações de embaixadas difíceis de obter.
A nova exceção do Departamento de Estado para passaportes expirados se aplica tanto a adultos, cujos documentos são válidos por 10 anos, quanto a crianças, cujos passaportes expiram após 5 anos. Aplica-se apenas ao entrar nos Estados Unidos; viajantes que saem do país ainda deverão ter documentos atualizados.
Os novos pais devem observar que a exceção não se aplica a bebês nascidos no exterior que ainda não tenham recebido um passaporte ou registro oficial da reivindicação de cidadania dos EUA, conhecido como Relatório Consular de Nascimento no Exterior.
Para aproveitar a exceção, os cidadãos devem estar de posse de seu passaporte expirado e devem estar voando para os Estados Unidos, diretamente ou em um voo de conexão com uma escala curta. Passaportes vencidos não podem ser usados para viajar de um país estrangeiro para outro.
Todos os cidadãos americanos que retornam ao país devem apresentar prova de resultado negativo do teste Covid-19 obtido 72 horas antes da partida. Com informações do The New York Times.
Para ler o comunicado original e na íntegra, clique aqui.