Temporada de furacões 2021: confira os nomes das tempestades
Em novembro do ano passado, o furacão Iota, última das tempestades com nome, caiu sobre a América Central. Faltando pouco tempo para o início oficial da temporada de furacões de 2021, que vai de junho a novembro, os nomes das tempestades dessa próxima temporada que se inicia já foram selecionados.
Nomes de furacões na Bacia do Atlântico se repetem a cada seis anos, a menos que um seja tão destrutivo e/ou mortal que o comitê da Organização Meteorológica Mundial vote pela retirada desse nome de listas futuras. Isso evita o uso de nomes como Katrina, Sandy ou Maria para descrever uma futura tempestade tropical fraca em oceano aberto.
Os nomes escolhidos para esse ano são: Ana, Bill, Claudette, Danny, Elsa, Fred, Grace, Henri, Ida, Julian, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Victor e Wanda.
Nomes repetidos e aposentados
A primeira tempestade tropical ou subtropical se chamará "Ana", e a história recente desse nome ilustra algo importante sobre a temporada de furacões. A última vez que "Ana" foi usado como nome de furacão também foi uma tempestade tropical de maio, que atingiu a costa perto de Myrtle Beach, na Carolina do Sul, no Dia das Mães de 2015.
Existem algumas outras tempestades passadas notáveis cujos nomes reaparecerão em 2021. São elas: a Tropical Storm Bill de 2015, que trouxe chuvas torrenciais para partes do Texas, Oklahoma, Louisiana e Arkansas; Tropical Storm Claudette de 1979, que despejou 42 polegadas de chuva em 24 horas em Alvin, Texas, ainda o recorde de chuva de 24 horas do estado; e Grace, a chamada "Tempestade Perfeita", que assolou a costa da Nova Inglaterra no final de outubro de 1991.
Dois nomes da lista de 2015 foram aposentados: a tempestade tropical Erika, que produziu inundações devastadoras na ilha de Dominica, e o furacão Joaquin, que atingiu o centro das Bahamas. Esses nomes foram substituídos em 2021 por Elsa e Julian, respectivamente. Sim, isso significa que Ana e Elsa, nomes referentes às irmãs do filem Frozen, estarão na mesma temporada de furacões no Atlântico, sem mencionar que Olaf é um nome na temporada de furacões do leste do Pacífico.
De acordo com a Divisão de Pesquisa de Furacões da National Oceanic and Atmospheric Administration, a temporada de furacões de junho a novembro foi analisada para capturar 97% de toda a atividade de tempestade denominada no Atlântico. No entanto, as últimas seis temporadas consecutivas de furacões no Atlântico começaram cedo, antes da data de início "oficial". Duas dessas temporadas tiveram duas tempestades nomeadas antes de 1º de junho, incluindo as tempestades tropicais Arthur e Bertha de 2020 no final de maio.
Fonte: Weather.com