Idosa vítima de crime de ódio na CA vai doar $ 1 milhão

Por Arlaine Castro

Xiao Zhen Xie, uma asiático-americana de 75 anos, reagiu após ser atacada em San Francisco, na Califórnia.

Os quase US $ 1 milhão arrecadados em uma campanha para beneficiar Xiao Zhen Xie, uma asiático-americana de 75 anos que foi atacada por um homem em San Francisco, na Califórnia, será doado para combater o racismo.

Membros da família criaram um GoFundMe depois que ela levou um soco no rosto por um homem enquanto esperava em um semáforo. Ela pegou um pedaço de pau e revidou, mas o ataque a deixou com dois olhos roxos, um pulso inchado e arranhões, de acordo com a página de arrecadação de fundos.

Até a manhã de sexta-feira, milhares de apoiadores haviam doado mais de US $ 972.462, ultrapassando em muito a meta inicial de US $ 50.000. O neto de Xiao, John Chen, disse em uma atualização que sua saúde física e mental estava melhorando e ela insistiu em doar todo o dinheiro para a comunidade asiático-americana.

"Ela disse que não devemos nos comprometer com o racismo e que devemos lutar até a morte, se necessário", escreveu Chen. "Ela insiste em tomar essa decisão dizendo que esse problema é maior do que ela."

O vídeo da cena, filmado após o ataque, mostra a mulher segurando a prancha em uma das mãos e um saco de gelo na outra. O suspeito agressor é visto, com o rosto ensanguentado, sendo levado para longe em uma maca.

"Seu vagabundo, por que você me bateu?" ela diz em chinês.

A polícia afirma que o caso está sendo investigado como um possível crime de ódio. O suspeito, Steven Jenkins, 39, também é suspeito de um ataque a um homem asiático de 83 anos na mesma área, apenas 30 minutos antes. Jenkins foi detido por um segurança próximo. Um GoFundMe para a vítima nesse caso, Ngoc Pham, arrecadou mais de $ 285.000.

Após ter alta, Jenkins foi detido na prisão do condado de San Francisco por duas acusações de agressão com probabilidade de produzir grandes lesões corporais, duas acusações de agressão com lesões corporais graves e duas acusações de abuso contra idosos, de acordo com os registros da prisão.

"Os investigadores estão trabalhando para determinar se o preconceito racial foi um fator motivador no incidente", disse a polícia em um comunicado.

O ataque aconteceu horas depois que a polícia da cidade anunciou o aumento das patrulhas nos bairros asiáticos após uma onda de ataques na área da baía e em todo o país, incluindo um tiroteio na Geórgia que deixou seis mulheres asiáticas e duas outras pessoas mortas.

Com informações do USA Today.