Maior estudo global de vacinas contra COVID-19 testa 30 mil voluntários nos EUA

Por

Voluntário recebe vacina contra a Covid-19 da Moderna em Seattle.

O maior estudo global de vacinas COVID-19, desenvolvida pelos Institutos Nacionais de Saúde e a farmacêutica Moderna Inc., começou sua última fase de testes na segunda-feira, 27. Serão 30 mil voluntários em 87 lugares diferentes dos Estados Unidos, inclusive na Flórida, até meados de outubro.

Nessa fase, os voluntários serão divididos em dois grupos: um que vai receber a injeção real em duas doses e o outro que vai receber a mesma dosagem da versão placebo.

Após as duas doses, os cientistas acompanharão de perto qual grupo experimenta mais infecções à medida que seguem suas rotinas diárias, especialmente em áreas onde o vírus ainda está se espalhando sem controle.

"Infelizmente para os Estados Unidos da América, temos muitas infecções no momento para obter uma resposta, disse recentemente o Dr. Anthony Fauci, do NIH, à Associated Press.

Várias outras vacinas fabricadas pela China e pela Universidade Britânica de Oxford começaram testes também na fase final,l inclusive no Brasil.

Em todo o mundo, cinco candidatas à vacina estão na fase 3 de estudos, de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). É somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização. Veja quais na matéria completa no gazetanews.com.