A indicação do longa-metragem brasileiro Ainda Estou Aqui para a disputa de três categorias do Oscar foi celebrada pela atriz Bruna Linzmeyer durante a 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, no qual ela está sendo homenageada. Ela destaca a atmosfera que se criou no país, dando ao fato um caráter de conquista coletiva.
"É uma sensação poderosa de pertencimento. Eu acho que a gente está vivendo isso em comunidade. Isso mostra o poder da cultura", disse a atriz.
Dirigido por Walter Salles, o longa Ainda Estou Aqui é um drama baseado na história de luta de Eunice Paiva em busca de respostas para o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva. Com o mandato cassado pelo regime militar instaurado após o golpe de 1964, ele foi posteriormente torturado e morto. Seu corpo nunca foi encontrado. Viúva e mãe de cinco filhos, Eunice Paiva foi interpretada pela atriz Fernanda Torres.
A indicação do filme para três categorias da 97ª edição do Oscar foi anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood na última quinta-feira (23). Ainda Estou Aqui concorre como Melhor Filme e como Melhor Filme Estrangeiro. Já a atriz Fernanda Torres é candidata na categoria Melhor Atriz. A cerimônia de premiação vai acontecer na noite do dia 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na ocasião, os vencedores serão anunciados e agraciados com uma estatueta.
O filme vem acumulando conquistas inéditas. É a primeira vez que uma produção brasileira figura na categoria de Melhor Filme. Além disso, no início do mês, Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro, entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Bruna, no entanto, não crê que o feito fará com que as próximas edições do Oscar estarão mais atentas para o cinema brasileiro. Ela lembra que a campanha em busca da estatueta depende também de alto investimento.
As campanhas para o Oscar envolvem custos elevados para chamar atenção de 5,8 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, com direito a voto. É uma corrida para garantir que o filme seja visto e comentado, atraindo o interesse dos jurados. Os gastos envolvem material para a imprensa, anúncios em jornais e revistas, eventos com a presença do elenco, viagens e destaque em publicações.