Neste 8 de janeiro, o país celebra o Dia Nacional do Fotógrafo, em memória à data em que chegou ao Brasil o primeiro daguerreótipo, um dos primeiros equipamentos de registro fotográfico, no ano de 1840 como presente para D. Pedro II.
“Deste então, a tecnologia evoluiu, mas as imagens fotográficas seguem sendo um importante relato dos fatos”, afirma o gerente executivo de Fotografia da
Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Joedson Alves.
"Na
EBC, tem enorme importância como produto do jornalismo público, tanto pelo relato dos fatos, como pela difusão da produção de nossos fotógrafos de forma gratuita e pública”.
Em 2024, um profissional da
EBCrecebeu o 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria fotografia. O fotojornalista da
Agência Brasil, Paulo Pinto, foi o vencedor na categoria Fotografia pela imagem Passe Livre faz manifestação em São Paulo contra o aumento da tarifa.
Na ocasião, o Movimento Passe Livre (MPL) fez uma manifestação na capital paulista contra o aumento do preço da passagem de trens e metrôs e sofreu repressão da polícia.