Uma das grandes rainhas do samba, Leci Brandão é a convidada da edição inédita do Samba na Gamboa, que a TV Brasil
exibe neste domingo (22), às 13h. Com apresentação de Teresa Cristina, o programa homenageia os 80 anos de vida e as cinco décadas de carreira da artista.
As bambas batem um papo descontraído e cantam sucessos durante a produção da emissora pública. Ao longo da atração, Teresa Cristina destaca que, desde muito nova, Leci conviveu com grandes nomes do samba, como Cartola e Dona Ivone Lara. Primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira, também foi pioneira ao gravar as próprias músicas.
Leci Brandão lembra que suas composições abordaram temas importantes ainda na década de 1970, em plena ditadura militar. Ao falar de negritude, desigualdade social, do papel da mulher na sociedade, de intolerância religiosa e diversidade sexual, a sambista expressou suas lutas por meio da música.
"Sempre procurei fazer da arte uma forma de defender as pessoas, independente da pauta que fosse", conta. Leci diz que, por isso, teve que enfrentar comentários e situações difíceis ao longo de sua trajetória, mas que não se arrepende: “Mesmo tendo ficado alguns anos fora de gravadoras e da mídia por causa disso, nasci pra cumprir essa missão com verdade.”