A segunda semana de novembro começa com o Dia Mundial do Hip Hop (12). Neste ano, a data celebra os 50 anos da expressão cultural que nasceu nos Estados Unidos e se tornou bastante popular no Brasil.
Na quarta-feira, além do tradicional Feriado da República (15), completam-se 15 anos da anistia política ao ex-presidente João Goulart e 35 anos da criação do Estado da Palestina. Para fechar a semana, o sábado traz o Dia do Conselheiro Tutelar (18).
???? Do gueto para o mundo
O Hip Hop surgiu no bairro do Bronx, gueto negro, caribenho e latino de Nova York, mais especificamente em uma festa organizada por Clive e Cindy Campbell, em agosto de 1973. Nela, Clive, mais conhecido por Kool Herc, inovou na discotecagem, tornando-se referência como DJ (Disk Jokey).
Aos poucos, esse evento se transformou em um marco e, em 12 de novembro de 1973, a organização não governamental Nação Zulu foi fundada. Ela sistematizou a cultura hip hop e seus quatro elementos - breaking, DJ, MC e grafite - como forma de promover a criatividade e combater a violência.
Para celebrar essa data especial, a
TV Brasil