Declaração de cúpula diz que "futuro da Ucrânia está na Otan"

Por Agência Brasil

U.S. Secretary of State Antony Blinken, U.S. Defence Secretary Lloyd Austin and U.S White House National Security Advisor Jake Sullivan look on during a bilateral meeting between U.S. President Joe Biden and Turkish President Tayyip Erdogan at the NATO summit in Vilnius, Lithuania, July 11, 2023. REUTERS/Kevin Lamarque.

Os líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordaram em uma cúpula em Vilnius, na Lituânia, que o futuro da Ucrânia está dentro da aliança militar, mas não concederam a Kiev um convite ou cronograma de adesão que o país buscava.

Ao mesmo tempo, a Otan eliminou a exigência de que a Ucrânia cumpra o chamado Plano de Ação de Adesão (Map), removendo efetivamente um obstáculo no caminho de Kiev para a aliança.

Plano de Ação

"O futuro da Ucrânia está na Otan", disse uma declaração aceita pelos líderes nesta terça-feira (11), acrescentando que a integração euro-atlântica de Kiev ultrapassou a necessidade de um Plano de Ação para a Adesão.

"Estaremos em posição de estender um convite à Ucrânia para se juntar à aliança quando os aliados concordarem e as condições forem atendidas", disse a declaração.

Embora os líderes não tenham especificado as condições que a Ucrânia precisa cumprir, eles disseram que a aliança ajudará Kiev a progredir na interoperabilidade militar, bem como em reformas adicionais do setor democrático e de segurança.

*É proibida a reprodução deste conteúdo