Chuvas de dezembro e janeiro provocam morte de 24 pessoas em SP

Por Agência Brasil

Levantamento divulgado hoje (1º) pela Defesa Civil mostra que 24 pessoas morreram em São Paulo em decorrência das chuvas que atingiram todo o estado paulista entre os dias 1º de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023. Além disso, duas pessoas estão desaparecidas.

Do total de óbitos, seis ocorreram na cidade de Araraquara, em dezembro, quando um veículo caiu em um córrego e foi arrastado pelas águas. Na capital paulista, houve duas mortes neste período, uma delas após a enxurrada ter arrastado uma moto, e a outra após um muro ter desabado sobre uma pessoa. Em Osasco, duas pessoas morreram após serem arrastadas pela enxurrada e outras duas após o desabamento de uma casa.

Em Monte Alto, três pessoas morreram após a enxurrada ter arrastado um veículo. Em Porto Ferreira, uma enxurrada arrastou um veículo e fez duas vítimas. Também foram registradas mortes em São Carlos, Campinas, Caraguatatuba, São Bernardo do Campo, Santo André, Araraquara e Indaiatuba.

Segundo o levantamento, as chuvas deixaram ainda seis pessoas feridas e fizeram mil desabrigados. Outros 5.939 moradores do estado de São Paulo estão desalojados. As chuvas também deixaram as cidades de Aparecida e de Socorro em situação de alerta.

A Defesa Civil informou ainda que 15 municípios do estado já decretaram situação de emergência.

Nesta semana, a Defesa Civil soltou um alerta para chuvas fortes e intensas em todo o território paulista. O alerta vale até a próxima sexta-feira (3).