Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de junho

Por Agência Brasil

No dia 6 de junho a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) divulgou que o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil, */ /*-->*/

Alta na gasolina

Para tentar conter a alta da gasolina o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que prevê um teto limitando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.

A guerra na Ucrânia também impactou o preço dos combustíveis no Brasil - Rovena Rosa/Agência Brasil

Gravidez interrompida

No fim do mês veio à tona o caso de uma menina vítima de estupro que teve negado seu direito ao aborto. Depois da interferência do Ministério Público Federal (MPF) a criança conseguiu realizar o procedimento, garantido por lei.

Fome

Levantamento divulgado no dia 8 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) indicou que 33,1 milhões de pessoas não tinham o que comer no país. Os dados constam do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.

Saúde

No dia 9, o governo paulista confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no país: um morador da capital paulista que está internado no Emílio Ribas, com boa evolução do quadro clínico.

A segunda ocorrência da doença foi detectada em um homem, de 29 anos, que está isolado em sua residência em Vinhedo, no interior do estado.

Presidente da Caixa

O então presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães- Marcello Casal JrAgência Brasil

Na noite do dia 28 um site noticioso publicou acusações de funcionárias de carreira da Caixa de que o presidente da empresa, Pedro Guimarães, cometia assédio sexual contra funcionárias. No dia seguinte, Guimarães se demitiu do cargo em carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro. Assumiu em seu lugar a Secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino.

Ouça na Radioagência Nacional


Internacional

As fortes chuvas e inundações ocorridas na província de Jiangxi, no centro da China, afetaram, no início de junho, mais de 800 mil pessoas. As chuvas causaram danos em 80 cidades e vilas da província, que tem 45 milhões de habitantes.

Segundo a agência oficial de notícias do país, a Xinhua, cerca de 32 mil pessoas foram retiradas da região entre 28 de maio e ao dia 6.