Estado do Rio registra 12 mil casos de covid-19 em 24 horas
O estado do Rio de Janeiro registrou mais 12.001casos de covid-19 em 24 horas. O painel mantido pelo governo para monitorar o cenário epidemiológico é atualizado sempre às 17h. Os números desta quarta-feira (12) apontam para o recorde de 2022. O maior número de casos neste início de ano tinha sido registrado ontem (11), quando houve 10.489 ocorrências.
O painel revela que mais sete pessoas morreram por complicações da covid-19. Ontem morreram 14 pessoas. No entanto, as unidades de saúde ainda estão com boa capacidade de atendimento no estado. A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria está em 8% e a de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusiva para tratamento da covid-19 está em 10,4%.
Na capital fluminense, o monitoramento realizado pela prefeitura mostra que, apenas ontem, foram registradas 1.088 novas ocorrências de covid-19. Neste ano já foram confirmados 37.447 casos da doença, dos quais 81 evoluíram para quadros graves. Quatro pessoas morreram.
Na semana passada, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, reconheceu que os casos aumentaram com a chegada da variante Ômicron. A Ômicron vinha se alastrando na Europa desde novembro. Segundo Soranz, a variante dissemina-se de forma mais rápida, mas não tem gerado aumento de casos graves.
Após 17 semanas com redução de registros de covid-19, de repente, houve aumento de casos no estado do Rio, o que é é indicativo de uma nova variante, disse o secretário. “Toda vez que temos nova variante chegando significa que teremos mais casos. Felizmente, não está havendo aumento de casos graves, óbitos e internações. Claro que isso ainda é precoce, estamos avaliando", acrescentou Soranz, na ocasião.