Hoje é Dia: 90 anos de Zuenir Ventura e automobilismo marcam semana
A semana entre 30 de maio e 5 de junho traz lembranças marcantes aos amantes do automobilismo e a comemoração de 90 anos do escritor Zuenir Ventura, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Também estão no radar o nascimento do escritor José Lins do Rego, que faria 120 anos no dia 3, e o da estilista Zuzu Angel, que completaria 100 anos em 5 de junho. Na lista de eventos, estão a Festa do Divino, Corpus Christi e a celebração de datas mundiais como o Dia do Meio Ambiente, o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão (4).
Zuenir Ventura completa 90 anos
O escritor cronista e jornalista mineiro Zuenir Ventura completa 90 anos no dia 1º de junho. Em 2014, ele foi eleito para ocupar a cadeira 32 na ABL. Zuenir é bacharel e licenciado em letras neolatinas, jornalista, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele é autor dos livros 1968: O Ano que não Terminou, Cidade Partida e Sagrada Família.
Nascido em Além Paraíba (MG), Zuenir Ventura radicou-se no Rio de Janeiro no começo dos anos 1950, quando chegou à capital para fazer faculdade. Ao longo das décadas, ele testemunhou e relatou episódios da história do Rio, além de ter escolhido a cidade como cenário para várias de suas obras. Por isso, ele foi escolhido para estrear a série Depoimentos Cariocas, como conta a reportagem da Radioagência Nacional:
Velocidade e nostalgia
No dia 30, há 110 anos, ocorria a primeira prova de 500 Milhas de Indianápolis. No dia 2 de junho, completam-se 25 anos desde a primeira vitória de Michael Schumacher pela Ferrari e a 20ª vitória dele na categoria. A corrida foi no GP da Espanha de 1996. No mesmo dia, completam-se 30 anos da última vitória do brasileiro tricampeão Nelson Piquet na Fórmula 1. O feito ocorreu em 1991, no GP do Canadá.
No dia 4 de junho, e bem antes do início dessas competições famosas, Henry Ford concluía o Quadriciclo de Ford, seu primeiro automóvel movido a gasolina. Ford era apaixonado por mecânica e, aos 12 anos, montou sua primeira oficina, onde construiu brinquedos com motores a vapor. Filho de imigrantes irlandeses, aos 16 anos deixou a cidade rural para trabalhar na emergente Detroit como aprendiz de mecânico.
José Lins do Rego: romancista do engenho
José Lins do Rego foi o responsável por inventar o romance regionalista brasileiro. Nascido na Paraíba, em 3 de junho de 1901, o romancista tem uma obra que retrata a vida rural do país. Rego pertenceu a um grupo de romancistas denominado Geração de 30, que deu origem à segunda fase do movimento modernista, iniciado em 1922.
O grupo tinha outros escritores famosos, como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e Jorge Amado. A temática principal de suas obras eram as mazelas sociais brasileiras. A geração tinha engajamento e pregava ideais de mudanças pelas quais o Brasil precisava passar.
Essas informações estão no episódio do programa De Lá pra Cá, da TV Brasil, exibido em 21 de agosto de 2011, que trazia curiosidades sobre a vida e obra de José Lins do Rego. Reveja: