O brasileiro Mateus Marley Machado, de 27 anos, suspeito de ter cometido um homicídio em Braga, Portugal, estava prestes a ser deportado por causa de uma condenação por assalto à mão armada nos Estados Unidos, onde cumpriu pena de dois anos e três meses. De acordo com o ‘Jornal de Notícias’, o pedido de residência do brasileiro já havia sido praticamente indeferido pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo, e a ordem de expulsão seria emitida apenas três dias após o crime.
A legislação portuguesa prevê a recusa de autorização de residência para estrangeiros condenados por crimes que, em Portugal, tenham pena igual ou superior a um ano de prisão. Machado foi detido na sexta-feira, 18, em Castelo Branco, quando tentava fugir do país rumo à Espanha.
O crime aconteceu no sábado, 12, após uma briga no Bar Académico de Braga entre dois grupos de jovens. A vítima, Manuel Gonçalves, conhecido como “Manu”, tinha 19 anos e era estudante da Universidade do Minho. Ele levou facadas no tórax e no braço. Amigos contam que ele sonhava em ser policial.
Testemunhas disseram que a briga começou quando o grupo de Mateus teria colocado alguma substância na bebida de uma mulher. Após serem expulsos do bar, a discussão continuou do lado de fora. O suspeito vivia em Gaia com uma namorada de 17 anos, de origem búlgara, e estava em Portugal desde o verão de 2023.
Fonte: IstoÉ