Justin Trudeau anuncia que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Canadá

Trudeau continuará no cargo até 24 de março, quando será substituído por um novo líder do Partido Liberal

Por Lara Barth

Justin Trudeau anuncia que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou que planeja renunciar ao cargo de líder do Partido Liberal e primeiro-ministro assim que um novo líder do partido for escolhido.

Em um discurso realizado na segunda-feira (06), de Rideau Cottage, em Ottawa, Trudeau afirmou: “Tenho a intenção de renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro após a escolha de um novo líder, por meio de um processo robusto e competitivo em todo o país.”

Trudeau continuará no cargo até 24 de março, quando será substituído por um novo líder do Partido Liberal. O Parlamento canadense deveria iniciar sua nova sessão de 2025 em 27 de janeiro, mas o primeiro-ministro pediu ao governador-geral que adiasse o início da sessão para 24 de março.

Trudeau acredita que sua renúncia ajudará a "diminuir a polarização" e permitirá que o Parlamento se reorganize para trabalhar melhor pelos canadenses. "Acho que o Parlamento precisa de um reinício, precisa se acalmar um pouco e começar a trabalhar para os canadenses", afirmou ele. Ele também destacou que sua saída ajudará a reduzir a polarização política no país.

A decisão ocorre um mês após a renúncia da vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, do governo Trudeau, um sinal de possíveis tensões dentro da administração. Freeland, em sua carta de renúncia, mencionou suas diferenças com Trudeau sobre como lidar com a ameaça de tarifas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

A renúncia de Freeland e a saída de Trudeau também coincidem com a notícia de que o ministro da Habitação, Sean Fraser, não buscará a reeleição por motivos pessoais, para passar mais tempo com sua família. O apoio ao Partido Liberal de Trudeau tem caído nos últimos meses, com os conservadores liderando por uma grande margem nas pesquisas para as próximas eleições federais, que devem ocorrer até 20 de outubro.

Trudeau, de 53 anos, iniciou seu mandato como o 23º primeiro-ministro do Canadá em 2015. Seu pai, Pierre Elliott Trudeau, também foi primeiro-ministro do Canadá por dois mandatos, entre 1968-1979 e 1980-1984.

Fonte: ABC