Desde a posse de Donald Trump na presidência dos EUA, usuários de redes sociais, tanto nos EUA quanto no Brasil, perceberam que estavam seguindo automaticamente o novo presidente e seu vice, JD Vance, no Instagram, Facebook e X. O fenômeno gerou reclamações de que a Meta estaria “forçando” o seguimento dessas contas.
A Meta explicou que isso ocorre porque as contas de Trump e Vance são oficiais, controladas pela Casa Branca, e substituem as contas de Biden após cada eleição. Ou seja, quem seguia as contas oficiais de Biden passou a seguir as de Trump. No entanto, usuários também relataram dificuldades em buscar por termos relacionados à esquerda, como "#Democrata", enquanto termos ligados à direita, como "#Republicano", estavam funcionando normalmente.
A Meta se defendeu, afirmando que o problema foi técnico e não uma questão de viés político. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, também tem enfrentado críticas após mudar seu posicionamento político, agora mais alinhado com as políticas de Trump, o que gerou mais polêmicas sobre a moderação de conteúdo na plataforma.
Fonte: Daily Mail